Pular para o conteúdo principal

Grupo rebelde Exército Sírio Livre anuncia mudança de comando

Substituição de Salim Idris é tentativa de recuperar influência entre as facções que tentam derrubar o regime de Bashar Assad

Novos recrutas participam de treinamento para ingressar no Exército Sírio Livre (ESL)
Novos recrutas participam de treinamento para ingressar no Exército Sírio Livre (ESL) (Reuters)
Um dos principais braços armados entre os rebeldes que tentam derrubar o regime de Bashar Assad, o Exército Sírio Livre (ESL) informou nesta segunda-feira a substituição do seu comandante, o general Salim Idris, pelo coronel Abd al-Ilah al-Bashir. A mudança é uma tentativa de reverter a perda de influência do grupo para outras facções, incluindo algumas ligadas à Al Qaeda. Em comunicado reproduzido pela rede britânica BBC, o grupo afirma que a mudança foi motivada pela “ineficiência do comando nos últimos meses”.
Leia também:
Rússia bloqueia proposta da ONU para ajuda na Síria
ONU faz apelo por acordo para ajuda humanitária à Síria

Al-Bashir era chefe do conselho militar rebelde na província de Quneitra, ao sul da Síria. Ele desertou do Exército em 2012. A Coalizão Nacional, aliança opositora que conta com o reconhecimento de potências ocidentais, disse que a indicação de Al-Bashir para o posto é um “alívio”. A coalizão também se mostrou esperançosa com relação ao fortalecimento do ESL na guerra civil.
Idris, que serviu no Corpo de Engenheiros do Exército, passou a chefiar o Conselho Militar Supremo do ESL em dezembro de 2012, com o objetivo de unificar a força rebelde síria – o que ainda hoje está longe de acontecer. Em dezembro do ano passado, surgiu a informação de que ele havia fugido para o Catar  – o que o general desmentiu.
Em novembro, o ESL sofreu um golpe quando vários grupos rebeldes declararam que estavam formando uma Frente Islâmica. A nova aliança anunciou pouco depois que estava abrindo mão do comando do conselho militar. Desde então, grupos como a Frente Nusra e o Estado Islâmico do Iraque e do Levante ganharam força.

Fracasso – A mudança no comando do ESL ocorre após uma segunda rodada de negociações entre representantes do regime de Assad e da Coalizão Nacional fracassar na cidade de Genebra, na Suíça. O secretário de estado americano, John Kerry, disse nesta segunda-feira que Assad foi o responsável por nenhum avanço significativo ter sido alcançado. Ele pediu para que a Rússia, a principal aliada do ditador, interrompa o fornecimento de armamentos para o Exército sírio.
“O regime criou uma parede no meio nas negociações. Eles não fizeram nada a não ser bombardear a população e destruir o próprio país. E eu odeio dizer isso, mas eles o fizeram com o apoio do Irã, do Hezbollah e da Rússia”, afirmou Kerry.

Os principais grupos de oposição na Síria

1 de 5

Coalizão Nacional Síria das Forças de Oposição e da Revolução (CNFROS)

Dirigentes da Coalizão Nacional das Forças de Oposição da Revolução Síria em março de 2013 Criação: Novembro de 2012
Chefes: Ahmed Jarba
Princípios: defender a soberania e independência nacional com um regime civil e democrático; preservar a unidade do povo sírio e do país; não estabelecer nenhum diálogo ou negociação com o regime de Assad
Em resposta à pressão estrangeira por uma nova aliança que substituísse o Conselho Nacional Sírio, visto como ineficiente e consumido por disputas internas, as facções de oposição se reuniram no Catar para assinar o acordo de criação da Coalizão Nacional Síria das Forças de Oposição e da Revolução (CNFROS). Basicamente, o objetivo da CNFROS é o mesmo que o CNS – derrubar por via legal o ditador Bashar Assad e estabelecer um “estado civil democrático e pluralístico”. No entanto, ela tem a pretensão de ser um conselho de liderança mais inclusivo, que assuma o papel de representante legítima do país para receber ajuda financeira e militar de países estrangeiros.
De fato mais abrangente, a coalizão conta com membros de outros 14 grupos opositores, incluindo o próprio Conselho Nacional Sírio. Mas não aceita militantes islâmicos como os da Frente Al-Nusra, classificada como grupo terrorista pelos Estados Unidos.
Assim que foi criada, a CNFROS conseguiu o reconhecimento dos países do Conselho de Cooperação do Golfo, das 21 nações da Liga Árabe, de alguns países europeus e dos Estados Unidos. Mas a aliança enfrenta problemas semelhantes aos do CNS, e não conseguiu formar um governo provisório dentro da Síria para administrar as áreas dominadas pelos rebeldes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p