Pular para o conteúdo principal

Obama para Maduro: atenda as reivindicações do povo

Presidente dos EUA critica violência nos protestos e aconselha colega venezuelano a libertar manifestantes presos e a ouvir as queixas da população

Barack Obama comenta crise na Venezuela durante encontro no México
Barack Obama comenta crise na Venezuela durante encontro no México
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condenou nesta quarta-feira a violência nos protestos na Venezuela e pediu que o governo de Nicolás Maduro atenda as "reivindicações legítimas" do povo, ao invés de desviar a atenção dos problemas do país expulsando diplomatas americanos com "falsas acusações".
Leia também: 
Morre a miss alvejada na cabeça em protesto na Venezuela
Em vídeo, opositor pede que manifestantes continuem nas ruas contra Maduro
Em mensagem à imprensa no final da cúpula da América do Norte realizada na cidade de Toluca, no México, Obama aconselhou o governo venezuelano a libertar os manifestantes que foram detidos nos protestos e a estabelecer um "diálogo verdadeiro" com a oposição.
"Ao invés de desviar a atenção de seus próprios fracassos expulsando diplomatas americanos com falsas acusações, o governo deveria se concentrar em atender as reivindicações legítimas do povo venezuelano", afirmou o presidente americano.
Na segunda-feira passada, Maduro responsabilizou os EUA por conspirar contra seu governo e estar por trás das manifestações nas ruas de Caracas. Ele deu um prazo de 48 horas para que os funcionários da Embaixada american Breeann Marie McCusker, Jeffrey Gordon Elsen e Kristofer Lee Clark deixassem a Venezuela. Também o chanceler do país sul-americano, Elías Jaua, acusou "funcionários de diferentes níveis" dos EUA de promover grupos violentos e de oferecer apoio financeiro a eles através de "organizações de fachada".
Obama disse que, juntamente com a Organização dos Estados Americanos (OEA), fazia um pedido para que o governo venezuelano "liberte os manifestantes que foram presos e realize um diálogo verdadeiro (com a oposição)".
"Todas as partes têm que trabalhar em conjunto, se distanciar da violência e restaurar a tranquilidade", afirmou o chefe de Estado americano, após classificar como "inaceitáveis" os incidentes nas manifesrações. Ao menos cinco pessoas morreram diretamente por causa de conflitos nos protestos – uma sexta morte, de uma mulher que sofreu um ataque cardíaco e morreu em uma ambulância presa no tráfego interrompido pelas manifestações, foi relatada pela TV estatal.
Nesta quarta-feira também morreu uma estudante de 22 anos, eleita Miss Turismo do Estado de Carabobo. Génesis Carmona foi baleada na cabeça nas ruas de Valência, a 170 quilômetros de Caracas, durante mais uma manifestação contra o governo. Levada ao hospital, ela chegou a ficar internada em coma, mas não resistiu aos graves ferimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...