Pular para o conteúdo principal

Presidente interino alerta: 'Separatismo ameaça a Ucrânia'

Após adiar formação de um governo de transição, Turchynov afirmou aos parlamentares que é preciso estar alerta aos perigosos sinais de separatismo

O presidente do Parlamento e chefe de Estado interino da Ucrânia, Oleksander Turchynov
O presidente do Parlamento e chefe de Estado interino da Ucrânia, Oleksander Turchynov (Sergei Supinsky/AFP)
O presidente interino da Ucrânia, Oleksander Turchynov, afirmou nesta terça-feira que, após a destituição do ex-presidente Viktor Yanukovych, o separatismo representa uma séria ameaça ao país. O alerta foi feito em meio aos temores de que se aprofundem as divisões entre o leste pró-Rússia e o oeste pró-Europa. A formação de um governo de transição, inicialmente anunciada para esta terça, foi adiada para quinta, informou Turchynov.
Leia também:
Rússia questiona legitimidade de governo interino da Ucrânia
Novo governo diz que precisa de 35 bilhões de dólares para evitar falência
Em vídeo viral, jovem ucraniana diz que “povo quer ser livre”
EUA dizem que Rússia cometerá 'grave erro' se enviar tropas à Ucrânia

"Peço que a votação aconteça na quinta-feira", afirmou Turchynov aos deputados no Parlamento. Ele não revelou o motivo do adiamento. "A decisão deve ser tomada na quinta-feira. Não podemos esperar mais tempo", disse. "Realizem consultas noite e dia, mas as façam de modo transparente", completou.
Ainda falando ao Parlamento, Turchynov afirmou que discutirá com agências federais o risco de separatismo em regiões do país com população majoritariamente de ascendência russa. “O separatismo é uma grave ameaça”, salientou.
A Ucrânia tem cerca de 44 milhões de pessoas e um território de mais de 600.000 quilômetros quadrados (área maior que a da França, o maior país da União Europeia). O país vem sendo alvo de uma queda de braço entre UE e Rússia: enquanto os europeus têm interesse em expandir suas fronteiras para o leste e isolar a Rússia, Moscou quer aumentar sua zona de influência e aproximar-se da UE para confrontá-la.

No domingo, Oleksander Turchinov assumiu interinamente a presidência do país após o ex-presidente Viktor Yanukovich abandonar o cargo no sábado e partir de Kiev, a capital do país. Turchinov é braço-direito e confidente da oposicionista e ex-primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Tymoshenko, que foi foi libertada no sábado em um dia de muito drama e intriga que revirou a política no antigo membro da União Soviética. A ex-magnata do gás de 53 anos foi sentenciada em 2011 a sete anos de prisão por um acordo de gás que assinou com a Rússia como primeira-ministra da Ucrânia. A sua libertação define uma possível candidatura à presidência.
Rússia - Também nesta terça, o chanceler russo, Sergei Lavrov, afirmou que a  Ucrânia não pode ser forçada a escolher entre manter laços próximos com a Rússia ou com o Ocidente. O comentário foi o mais recente em uma série de alertas feitos por Moscou à União Europeia e aos Estados Unidos para que não tentem influenciar o futuro do antigo Estado soviético.
"É perigoso e contraproducente tentar forçar a Ucrânia a escolher dentro do princípio: 'Ou você está conosco ou está contra nós'", disse Lavrov, em entrevista coletiva conjunta após encontro com o chanceler de Luxemburgo, Jean Asselborn. A Rússia e o Ocidente precisam "usar os contatos com as diferentes forças políticas na Ucrânia para acalmar a situação... e não buscarem vantagens unilaterais num momento em que é necessário o diálogo nacional", acrescentou Lavrov.
O chanceler francês, Laurent Fabius, disse à emissora de TV France 2 que ninguém está forçando a Ucrânia a fazer uma escolha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p