Pular para o conteúdo principal

Vídeo que mostra tratamento de imigrantes em Lampedusa choca Itália

“Parece um campo de concentração”, diz prefeita de ilha que serve de porta de entrada para refugiados africanos e árabes

 
Equipes de resgate procuram por sobreviventes do navio que naufragou em Lampedusa
Equipes de resgate procuram por sobreviventes do navio que naufragou em Lampedusa - Tullio M. Puglia/Getty Images
Um vídeo que mostra o tratamento dispensado a um grupo de imigrantes ilegais no centro de acolhida da ilha italiana de Lampedusa causou indignação na Itália e uma reação no meio político. As imagens, veiculadas pelo canal Rai 2 na noite de segunda-feira, mostram  estrangeiros nus - sem nenhuma privacidade  - tendo que aguardar no frio por uma espécie de tratamento de pulverização para combater a sarna. (Continue lendo o texto)
 ilha, localizada perto da costa africana, é uma das principais vias de passagem de dezenas de imigrantes ilegais que cruzam o Mediterrâneo e ganhou notoriedade neste ano com o naufrágio que resultou na morte de mais de 350 imigrantes, um episódio que chamou a atenção para a crise humanitária que ocorre nas fronteiras da Europa.
O vídeo que colocou a ilha mais uma vez no noticiário foi registrado por um imigrante sírio no dia13 de dezembro. À Rai ele contou que as “sessões” de desinfecção ocorrem todas as semanas da mesma maneira e que os imigrantes são sempre tratados como “animais”.
Leia também:
Guarda Costeira da Itália resgata 105 refugiados sírios
Traficantes torturaram imigrantes em barco que naufragou perto da Itália
Quatro mergulhadores são indiciados por furtos no Costa Concordia

Entrevistada na mesma reportagem, a prefeita de Lampedusa, Giusy Nicolini, disse que as imagens lembram um “campo de concentração”. Desde o trágico naufrágio, Nicolini tem se manifestado contra as autoridades federais da Itália - responsáveis pelo campo -, a quem ela acusa de omissão na condução do problema da imigração na região e de ignorar os problemas da população da ilha.
Após a divulgação, o primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, disse que ficou "impactado" com as imagens e prometeu uma profunda investigação, além de afirmar que o governo puniria os responsáveis pelo centro de acolhida. Já a presidente da Câmara dos Deputados, Laura Boldrini, emitiu uma nota na terça-feira em que afirma que as imagens de "homens e mulheres nus no lado de fora no meio do inverno" são "indignas de um país civilizado".
Nesta quarta-feira, a Comissão Europeia denunciou as "condições espantosas" de muitos centros italianos de imigrantes, incluindo os da ilha de Lampedusa, e ameaçou Roma com sanções. "Já iniciamos investigações sobre as espantosas condições em muitos centros de detenção italianos, incluindo Lampedusa. Não hesitaremos em abrir um procedimento de infração", escreveu a comissária para Assuntos Internos,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Lula se frustra com mobilização em seu apoio após os primeiros dias na cadeia O ex-presidente acreditou que faria do local de sua prisão um espaço de resistência política Compartilhar Assine já! SEM JOGO DUPLO Um Lula 3 teria problemas com a direita e com a esquerda (Foto: Nelson Almeida/Afp) O ex-presidente  Lula  pode não estar deprimido, mas está frustrado. Em vários momentos, antes da prisão, ele disse a interlocutores que faria de seu confinamento um espaço de resistência política. Imaginou romarias de políticos nacionais e internacionais, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, representantes de entidades de Direitos Humanos e representantes de movimentos sociais. Agora, sua esperança é ser transferido para São Paulo, onde estão a maioria de seus filhos e as sedes de entidades como a CUT e o MTST.