Pular para o conteúdo principal

 

Igreja Católica

Em 1ª Missa do Galo, Francisco pede a fiéis que trilhem o caminho da luz

Pontífice lembrou os excluídos e pediu a fiéis que evitem o egoísmo em sua primeira celebração de Natal, diante de uma Basílica de São Pedro lotada

O papa Francisco beija a imagem do menino Jesus durante a missa da noite de Natal na Basílica de São Pedro, no Vaticano
O papa Francisco beija a imagem do menino Jesus durante a missa da noite de Natal na Basílica de São Pedro, no Vaticano (Tony Gentile/Reuters)
O papa Francisco celebrou na noite desta terça-feira a primeira Missa do Galo do seu pontificado, com uma mensagem para que as pessoas deixem de lado o orgulho e o egoísmo e abram seus corações a Deus e a seus semelhantes. Diante de uma Basílica de São Pedro lotada, e com o auxílio de trinta cardeais, quarenta bispos, 250 sacerdotes e 14 diáconos, o sumo pontífice fez uma breve homilia, dizendo que o homem pode escolher entre as trevas e a luz.
Leia também:
Papa Francisco e Bento XVI rezam juntos em encontro de Natal
Papa Francisco é eleito personalidade do ano pela 'Time'
Papa pede à Cúria Romana que evite 'fofocas' no trabalho

“Se amamos a Deus e a nossos irmãos, caminhamos na luz, mas, se nosso coração está fechado, se prevalece em nós o orgulho, a mentira, a busca do interesse próprio, a escuridão desde dentro de nós e à nossa volta”. Citando o apóstolo João, o pontífice disse que “aquele que odeia seu irmão, caminha nas trevas e não sabe aonde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos”. Em seguida, Francisco fez um chamado: “Nesta noite, enquanto o espírito das trevas envolve o mundo, se renova o acontecimento que sempre nos assombra surpreende: o povo vê uma grande luz. Uma luz que nos faz refletir sobre o mistério de caminhar e de ver”.
Excluídos - Jesus veio para livrar-nos da escuridão e nos trazer a luz, acrescentou o papa, homenageando os excluídos ao dizer que "os pastores foram os primeiros que receberam o anúncio do nascimento de Jesus, porque eram os últimos, os marginalizados”. “Nesta noite, vamos dividir a alegria do Evangelho. Deus nos ama. Nos ama tanto que nos deu seu filho para ser nosso irmão, para ser a luz em nossa escuridão. Para nós, o Senhor repete “não tema”. E eu também repito: não tema”. Francisco acrescentou que “nosso Pai é paciente e sempre perdoa. Ele é nossa paz e nossa luz”.
Em seu perfil no Twitter, o papa Francisco deixou uma mensagem no domingo alertando que “muitas vezes, o Natal é uma festa rumorosa: far-nos-á bem estar um pouco em silêncio, para ouvirmos a voz do Amor”. A mensagem desta terça foi: “Vem o Senhor. Aguardemo-Lo de coração aberto!”
Nesta quarta-feira, às 9 horas (de Brasília), o papa Francisco dará a benção ‘Urbi et Orbi’ (à cidade de Roma e ao mundo todo). Será a segunda de seu pontificado; a primeira benção foi dada na Páscoa. No dia 31 de dezembro, Francisco celebrará a missa de ação de graças e no dia seguinte presidirá a Missa de Ano Novo, para marcar o Dia Mundial da Paz.
(Com agências Reuters e EFE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular