China: confronto entre policiais e rebeldes deixa 16 mortos
Tiroteio ocorreu na região de Xinjiang, onde tensões entre regime comunista e minorias muçulmanas, como os uigures, aumentaram nos últimos anos
Tropas chinesas patrulham região autônoma de Xinjiang (Reuters)
Segundo o site estatal Xinjiang Tianshan News, um grupo de agressores armados com facões e explosivos armou neste domingo uma emboscada para policiais na localidade de Shufu, perto da cidade de Kashgar, centro histórico e cultural dos uigures localizado na fronteira com vários países de Ásia Central.
A polícia estava na região para fazer várias detenções quando explodiu o confronto, assinalou o site oficial, sem dar mais detalhes sobre a operação. O ataque inicial causou dois mortos da polícia. Agentes de segurança, então, abriram fogo e mataram 14 agressores e prenderam outros dois, acrescentou o site.
Vários enfrentamentos entre forças policiais e rebeldes qualificados de terroristas por Pequim causaram centenas de mortos nos últimos anos na região de Xinjiang. O caso mais recente ocorreu em 16 de novembro, quando 11 pessoas, incluindo dois policiais, morreram durante o ataque a uma delegacia na cidade de Serikbuya.
Em outubro passado, um carro atropelou turistas e pegou fogo na Praça da Paz Celestial, em Pequim, em um incidente que matou cinco pessoas. As autoridades chinesas classificaram a ação como um atentado terrorista de radicais muçulmanos da minoria uigur, que vivem na província de Xinjiang.
(Com agência EFE)
Comentários
Postar um comentário