Pular para o conteúdo principal

EUA enviam armas ao Iraque para combater a Al Qaeda

Grupo terrorista tem ganho cada vez mais força no país árabe e na vizinha Síria. Ante escalada da violência, Bagdá solicitou ajuda - e recebeu mísseis e drones

Soldados americanos tomam casa usada para interrogatório de prisioneiros da Al Qaeda no Iraque
Soldados americanos tomam casa usada para interrogatório de prisioneiros da Al Qaeda no Iraque ( Getty)
Em uma tentativa de deter o avanço dos terroristas da Al Qaeda no Iraque, os Estados Unidos passaram a enviar ao país árabe dezenas de mísseis e drones (veículos aéreos não tripulados). O objetivo de Washington é ajudar o governo iraquiano a combater a rede terrorista, que tem ganhado território no Iraque e na vizinha Síria. De acordo com reportagem da edição desta quinta-feira do jornal The New York Times, a operação é realizada de forma sigilosa entre os dois governos.
Ainda segundo a reportagem, o movimento americano é uma resposta ao pedido de ajuda feito pelo primeiro-ministro iraquiano, Nuri Kamal al –Maliki, que se reuniu com o presidente americano Barack Obama no mês passado nos EUA. Especialistas ouvidos pelo jornal, contudo, questionam se a medida será suficiente para reverter a crescente onda de insegurança que toma conta do Iraque – somente neste ano, 8.000 iraquianos foram mortos em ataques, 952 deles, membros das Forças de Segurança do país, o mais alto nível de violência desde 2008, segundo as Nações Unidas.
Leia também:
Iêmen é uma porta escancarada para atuação da Al Qaeda

A afiliada iraquiana da Al Qaeda Estado Islâmico no Iraque e na Síria se tornou uma poderosa força no Nordeste e Oeste do Iraque. Agindo em comboios armados, o grupo tem levado pânico a cidades, intimidado autoridades locais e provocado assassinatos. Na semana passada, homens-bomba do grupo mataram o comandante da Sétima Divisão do Exército iraquiano e dezenas de seus oficiais quando as forças do governo invadiram um acampamento da Al Qaeda perto de Rutbah.
As "franquias" da Al Qaeda ainda têm grande potencial para cometer atos terroristas, mesmo após a morte de seu mentor Osama bin Laden. Esses grupos mostram que, diferentemente da estrutura nuclear com a qual a organização contava originalmente, hoje a ela é descentralizada. Devido à ausência de uma hierarquia única, muitas vezes seus membros não se comunicam com o “núcleo” para realizar os atentados e desenvolvem seus próprios métodos para conseguir os recursos necessários. A fragilidade de alguns países, nesse momento, é terreno fértil para o desenvolvimento dessas franquias.
Nesta quarta-feira, dia de Natal, pelo menos 35 pessoas morreram em ataque perpetrado pela rede em uma região de maioria cristã em Bagdá, capital do Iraque. Duas bombas explodiram em um mercado próximo a uma igreja, pouco após uma missa. Outras 56 pessoas ficaram feridas.
A comunidade cristã no Iraque é estimada entre 400.000 e 600.000 pessoas e tem sofrido frequentes ataques da Al Qaeda e outros grupos de radicais. O incidente ocorre no momento em que as forças de segurança do país estão realizando uma forte operação militar no deserto ocidental à procura de membros da Al Qaeda, na fronteira com a Síria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...