Pular para o conteúdo principal

Grã-Bretanha

Morre aos 84 anos Ronald Biggs, o 'ladrão do século XX'

Um dos autores do assalto ao trem pagador Glasgow-Londres em 1963, Biggs ficou famoso após fuga para o Rio de Janeiro, onde viveu por décadas

Ronald Biggs no Rio de Janeiro, em 1992
Ronald Biggs no Rio de Janeiro, em 1992 (Reuters)
O britânico Ronald Biggs, conhecido como o "ladrão do século XX" pelo assalto ao trem pagador Glasgow-Londres em 1963, morreu nesta quarta-feira aos 84 anos, informou a agência Press Association (PA), da Grã-Bretanha.
Biggs, que ficou famoso após sua fuga espetacular para o Rio de Janeiro depois do roubo, morreu em um asilo para idosos em East Barnet, no Norte de Londres. Ele estava com a saúde debilitada por causa de três derrames, tinha sido visto pela última vez em público no último mês de maio, quando esteve presente ao funeral de seu companheiro de assalto Bruce Reynolds, segundo informações da agência britânica.
A história de Biggs serviu de inspiração para vários filmes. O britânico foi o mentor do chamado "roubo do século", o assalto ao trem pagador Glasgow-Londres, no qual ele e vários cúmplices levaram 2,6 milhões de libras, a maior quantia roubada até então em um único assalto.


Os assaltantes foram detidos um ano depois e Biggs, após ser processado e condenado a 30 anos de prisão, foi levado para a penitenciária de Wandsworth, em Londres, mas conseguiu fugir 15 meses depois. Após a fuga, o assaltante passou por Bélgica, França e Austrália, antes de chegar ao Brasil, no início dos anos 70.
Biggs se estabeleceu no Rio de Janeiro, onde viveu até 2001, quando decidiu se entregar à Justiça britânica porque queria voltar ao país para viver seus últimos anos. No Brasil, Biggs teve um filho, Michael, com uma dançarina chamada Raimunda de Castro. Quando criança, Michael teve um breve período de fama integrando o elenco do grupo musical infantil Turma do Balão Mágico.
Por causa do filho, Biggs beneficiou-se da legislação brasileira – que determina que qualquer estrangeiro que tiver um filho com um brasileiro não pode ser extraditado – e conseguiu ficar no país.
Ao desembarcar em Londres, em 2001, foi submetido a exames médicos, e um juiz determinou o cumprimento dos 28 anos restantes de sua pena de trinta anos. Foi libertado em 2009, porém, por razões humanitárias, pois estava muito doente. No dia 8 de agosto de 2013 o assalto ao trem pagador completou 50 anos.
Filme e minissérie – A história do assalto inspirou vários filmes, sendo Buster - Procura-se um Ladrão, de 1988, o mais fiel deles. Bruce Reynolds (1931-2013), parceiro de Biggs na ação, assessorou pessoalmente o roteiro e as filmagens.
Neste ano, por causa dos 50 anos do assalto, a TV britânica BBC exibiu a série The Great Train Robbery, de dois episódios. A história é situada entre novembro de 1962 e agosto de 1963, período em que Reynolds, Biggs e seu grupo de marginais (que inclui um advogado corrupto) planejaram e executaram o assalto ao trem que fazia a viagem entre Glasgow e Londres.
Andrew Cowie/AFP
Ronald Biggs em março de 2013, após a série de derrames que sofreu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...