Pular para o conteúdo principal

Tabloide grampeou telefones de Kate Middleton e do príncipe Harry

Transcrição lida em julgamento de funcionários do extinto 'News of the World' revela recados de William para Kate

William, Kate e Harry. Tabloide grampeou telefones
William, Kate e Harry. Tabloide grampeou telefones (EFE)
Os telefones da mulher do príncipe William, Kate Middleton, e do príncipe Harry, foram grampeados pelo extinto tabloide News of the World, segundo revelações feitas nesta quinta-feira em um tribunal em Londres, responsável por julgar funcionários da publicação envolvidos com uma rede que espionava celebridades, políticos e personagens que poderiam render reportagens.
O promotor Andrew Edis afirmou à corte que gravações de mensagens de William para Kate foram descobertas na casa do ex-editor do jornal que cobria temas ligados à família real britânica. Essa é a primeira vez que o extinto jornal do magnata Rupert Murdoch é formalmente acusado de ter grampeado membros da família real.
Leia também: Ex-editores de Murdoch supervisionavam grampos telefônicos, diz promotor

Entenda o caso


  1. • O tabloide News of the World recorria a detetives e escutas telefônicas em busca de notícias exclusivas - entre as vítimas estão celebridades, políticos, membros da família real e até parentes de soldados mortos.
  2. • Policiais da Scotland Yard também teriam sido subornados para fornecer informações em primeira mão aos jornalistas.
  3. • O escândalo forçou o fechamento do jornal sensacionalista, que circulou por 168 anos e era um dos veículos do grupo News Corp., do magnata Rupert Murdoch.
Andy Coulson, então editor do jornal, e que mais tarde foi chefe de imprensa do primeiro-ministro David Cameron, está sendo julgado, com mais seis pessoas, por diversas acusações, entre elas conspirar para interceptar mensagens ilegalmente. Elas negam.
"Oi, baby. Sou eu", disse William, segundo na linha sucessória do trono, numa mensagem de 2006 lida pelo promotor. À época, o príncipe estava na academia militar de Sandhurst e contou a então namorada como ele quase foi atingido num exercício. "Eu caí na emboscada do outro regimento, o que foi um pouco constrangedor, porque eu quase tomei um tiro, não com munição de verdade", diz a mensagem. Pouco depois, o jornal publicou uma reportagem sobre o episódio.
Também foi lida uma mensagem deixada no telefone do irmão de William, Harry, na qual um homem desconhecido, com uma voz aguda, finge ser a então namorada de Harry, Chelsy Davy. “Eu só quero dizer que eu sinto muito sua falta e que eu acho você o ruivo mais bonito que eu já vi, embora você seja muito feio para um ruivo”, diz a mensagem, em tom de brincadeira. Da mesma forma, o News of the World acabou publicando uma reportagem com transcrições da mensagem.
(Com agência Reuters)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular