Pular para o conteúdo principal

Irmandade Muçulmana é 'grupo terrorista', diz premiê egípcio

Após ataque a prédio da polícia perto do Cairo, Hazem Beblawi atacou o grupo do ex-presidente Mohamed Mursi, mas não culpou os islamitas diretamente

Edifício da polícia egípcia em Mansura foi alvo de explosão de carro-bomba
Edifício da polícia egípcia em Mansura foi alvo de explosão de carro-bomba (Reuters)
Pelo menos 14 pessoas morreram e por volta de 100 ficaram feridas na noite desta segunda-feira após a explosão de um carro-bomba que atingiu um prédio da polícia egípcia na cidade de Mansura, cerca de 100 quilômetros ao norte do Cairo.
Logo após o atentado, o primeiro-ministro interino do Egito, Hazem Beblawi, citou a Irmandade Muçulmana em nota e, mesmo sem culpá-la diretamente, classificou o grupo ao qual pertence o presidente deposto Mohamed Mursi de "organização terrorista". Beblawi afirmou que os responsáveis pelo ato terrorista não ficarão impunes – nenhum grupo, porém, assumiu a autoria do atentado.
A Irmandade teve suas atividades suspensas pela Justiça do Egito no final de setembro, em meio a uma campanha para sua dissolução empreendida pelo governo de transição que substituiu Mursi em julho.
Além dos mortos e feridos, o ataque desta segunda causou sérios danos materiais no edifiício e entorno. Imagens da televisão egípcia mostraram fachadas de prédios destruídas, além de várias ambulâncias no local. A maioria das vítimas é de policiaais, afirmou o governador da província de Daqahleya, Omar al Chaouatfy.
Divulgação
Hazem Beblawi, primeiro-ministro interino do Egito
Autoridades dos serviços de segurança afirmaram que o carro-bomba tinha dezenas de quilos de explosivos e que a detonação foi ouvida em um raio de 20 quilômetros ao redor da cidade de Mansura.
Fontes de segurança disseram que o ataque feriu o general Sami el Mihi, comandante responsável pela segurança na província de Daqahleya, localizada no delta do Rio Nilo. Dois dos colaboradores próximos do general morreram.
Contexto – Os ataques contra edifícios do governo aumentaram no Egito desde a destitução de Mohamed Mursi por um golpe militar em 3 de julho. O presidente deposto e outros 132 dirigentes e membros de grupos islamitas estão sendo processados pela Justiça egípcia e respondem por diversas acusações, entre elas manter relações com o grupo radical palestino Hamas, fugir da prisão de Wadi Natrun – onde Mursi esteve preso durante a revolução de 2011, que derrubou o ditador Hosni Mubarak –, incendiar a cadeia e facilitar a fuga de presos. 
Outras acusações contra Mursi são a agressão a funcionários do presídio e destruição de documentos. Ele responde ainda por suposto envolvimento na morte de manifestantes em frente ao palácio presidencial, em dezembro de 2012.
No processo que envolve o contato com o Hamas, o governo xiita do Irã e também seu aliado libanês, o Hezbollah, estão envolvidos outros 35 dirigentes da Irmandade Muçulmana, entre eles o líder Mohammed Badía e Saad Katatni, presidente do Partido Liberdade e Justiça (PLJ), braço político do grupo.
Mursi está na prisão Burg al Arab, perto de Alexandria. A Irmandade Muçulmana afirma que as acusações contra seus dirigentes são politizadas e representam uma tentativa do Exército e das atuais autoridades egípcias de legitimar o golpe militar.
(Com agência France-Presse)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Lula se frustra com mobilização em seu apoio após os primeiros dias na cadeia O ex-presidente acreditou que faria do local de sua prisão um espaço de resistência política Compartilhar Assine já! SEM JOGO DUPLO Um Lula 3 teria problemas com a direita e com a esquerda (Foto: Nelson Almeida/Afp) O ex-presidente  Lula  pode não estar deprimido, mas está frustrado. Em vários momentos, antes da prisão, ele disse a interlocutores que faria de seu confinamento um espaço de resistência política. Imaginou romarias de políticos nacionais e internacionais, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, representantes de entidades de Direitos Humanos e representantes de movimentos sociais. Agora, sua esperança é ser transferido para São Paulo, onde estão a maioria de seus filhos e as sedes de entidades como a CUT e o MTST.