Pular para o conteúdo principal

Snowden não pediu asilo ao Brasil com 'carta aberta', diz Greenwald

Segundo jornalista, informação sobre o pedido de abrigo é 'totalmente errada'

 
O ex-agente da inteligência americana Edward Snowden não solicitou asilo político ao Brasil com sua "carta aberta ao povo brasileiro" divulgada hoje, disse o jornalista Glenn Greenwald em entrevista ao Estado. "Essa informação é totalmente errada", afirmou o repórter que revelou os segredos da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, com base nos documentos de Snowden, e ainda mantém estreito contato com sua fonte.
Greenwald negou uma suposta "troca" entre Snowden e o governo - Ueslei Marcelino/Reuters
Reuters
Greenwald negou uma suposta "troca" entre Snowden e o governo
Greenwald também negou que o fugitivo americano tenha proposto qualquer tipo de "troca" de informações sobre a NSA por um asilo político. A carta foi revelada hoje pelo jornal Folha de S. Paulo e, em seguida, divulgada no Facebook.
Segundo o jornalista, o ex-espião dos EUA quis dar uma resposta aos pedidos de autoridades brasileiras para que ele colabore com investigações sobre o roubo de informações do governo e da Petrobrás. Snowden também quis agradecer a pressão do governo Dilma Rousseff nas Nações Unidas contra a rede de espionagem eletrônica que Washington opera em escala global.
"Nos últimos dois ou três meses, senadores e autoridades do governo do Brasil estiveram tentando falar com Snowden, pedindo ajuda na investigação sobre a espionagem (da NSA). Ele quis escrever uma carta explicando para os senadores e para todos os brasileiros que ele gostaria de ajudar e participar nessa investigação, mas, infelizmente, sua situação não permite", disse Greenwald. "Snowden tem muitos limites, conseguiu um asilo temporário (na Rússia) válido por apenas mais nove meses. Até que sua situação seja mais segura, ele não poderá ajudar na investigação", completou.
O governo brasileiro ainda tenta articular uma reação à carta de Snowden. O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, terá em breve uma reunião com a presidente Dilma para tratar do assunto.
A avaliação, tanto no Itamaraty quanto no Palácio do Planalto, é que a intenção de Snowden é incerta e a situação, confusa. No seu texto, o ex-agente apenas fala que, enquanto não tiver um local de asilo permanente, sua liberdade para colaborar com investigações de autoridades brasileiras é limitada.
Em julho, Snowden enviou uma carta ao Brasil e a outros 20 países com um pedido de asilo.De acordo com o Itamaraty, a solicitação foi feita em nome de Snowden pela seção russa da Anistia Internacional e, tecnicamente, não teria validade. O Brasil reconhece apenas asilo territorial, quando uma pessoa está dentro do País, ou diplomático, quando está dentro de uma missão diplomática brasileira - e a situação de Snowden não se enquadrava em nenhum dos dois. Na época, o governo brasileiro deixou o pedido sem resposta.
Fontes do Itamaraty avaliam que "está no ar" que Snowden quer o asilo no Brasil e a carta foi uma sondagem. O governo também espera um aumento da pressão para que o asilo seja concedido. Ainda assim, a avaliação é que hoje, tecnicamente, esse pedido não existe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...