Organização acusa EUA de ataques ilegais com drones no Paquistão
Anistia Internacional reconhece que " há ameaças verdadeiras para os EUA na região", mas critica vítimas civis e falta de transparência do governo Obama
Os 'drones' são considerados indispensáveis na luta contra os talibãs ( / AFP)
A AI analisou 45 ataques efetuados entre janeiro de 2012 e agosto de 2013 e constatou “falta de transparência” do governo americano em relação a esse tipo de operação. “O secretismo que rodeia seus programas de drones concede à administração dos Estados Unidos licença para matar fora do alcance dos tribunais ou dos padrões básicos da legislação internacional”, declarou Mustafa Qadri, investigador da Anistia Internacional. “É hora dos EUA serem transparentes sobre seu programa e levar os responsáveis pelas violações para a Justiça”.
Leia também
ONU cobra transparência dos EUA sobre ataques com drones
Satélites e drone ajudaram EUA na caçada a Bin Laden
De acordo com o relatório da AI, muitas vítimas dos ataques com drones são civis inocentes e não podem reivindicar reparação já que os EUA “sequer reconhecem sua responsabilidade pelos ataques”. O organismo revela que nas ofensivas estudadas algumas das vítimas foram uma avó de 68 anos e 18 trabalhadores, entre eles um adolescente de 14 anos.
Ricardo Setti: Discussão sobre drones aumenta nos Estados Unidos
Embora os EUA digam que os mortos eram terroristas, a AI assegura que as vítimas não eram combatentes nem significavam uma ameaça. “Não há justificativa para estes massacres”, denunciou Qadri. O representante da AI, no entanto, reconheceu que “há ameaças verdadeiras para os EUA e seus aliados na região e os ataques com drones podem ser legais em algumas circunstâncias”.
A AI diz ainda que foi inócua a promessa feita pelo presidente dos EUA, Barack Obama, em maio de 2013, de ser mais transparente em relação ao uso de aviões não tripulados. O relatório afirma que moradores dessas áreas tribais vivem com medo dos ataques de drones e também dos combatentes talibãs, que castigam civis considerados traidores.
(Com agência EFE)
HI,
ResponderExcluirIs there any mobile app review or guest post opportunity on http://auryborges.blogspot.com/?
Sincerely,
Mary Joy.