Pular para o conteúdo principal

Organização acusa EUA de ataques ilegais com drones no Paquistão

Anistia Internacional reconhece que " há ameaças verdadeiras para os EUA na região", mas critica vítimas civis e falta de transparência do governo Obama

Os 'drones' são considerados indispensáveis na luta contra os talibãs
Os 'drones' são considerados indispensáveis na luta contra os talibãs ( / AFP)
A Anistia Internacional (AI) acusou nesta terça-feira os Estados Unidos de realizarem no Paquistão ataques ilegais com aviões não tripulados (drones). Em um relatório chamado “Serei eu o próximo? Ataques com drones dos Estados Unidos no Paquistão”, a organização documenta dezenas de casos na área tribal do Waziristão, no noroeste paquistanês, a mais afetada por esse tipo de ofensiva. Segundo reportagem do New York Times, a cidade paquistanesa Miram Shahl localizada na região tribal, se tornou um “laboratório para testes com drones de guerra”.
A AI analisou 45 ataques efetuados entre janeiro de 2012 e agosto de 2013 e constatou “falta de transparência” do governo americano em relação a esse tipo de operação. “O secretismo que rodeia seus programas de drones concede à administração dos Estados Unidos licença para matar fora do alcance dos tribunais ou dos padrões básicos da legislação internacional”, declarou Mustafa Qadri, investigador da Anistia Internacional. “É hora dos EUA serem transparentes sobre seu programa e levar os responsáveis pelas violações para a Justiça”.
Leia também
ONU cobra transparência dos EUA sobre ataques com drones
Satélites e drone ajudaram EUA na caçada a Bin Laden


De acordo com o relatório da AI, muitas vítimas dos ataques com drones são civis inocentes e não podem reivindicar reparação já que os EUA “sequer reconhecem sua responsabilidade pelos ataques”. O organismo revela que nas ofensivas estudadas algumas das vítimas foram uma avó de 68 anos e 18 trabalhadores, entre eles um adolescente de 14 anos.
Ricardo Setti: Discussão sobre drones aumenta nos Estados Unidos
Embora os EUA digam que os mortos eram terroristas, a AI assegura que as vítimas não eram combatentes nem significavam uma ameaça. “Não há justificativa para estes massacres”, denunciou Qadri. O representante da AI, no entanto, reconheceu que “há ameaças verdadeiras para os EUA e seus aliados na região e os ataques com drones podem ser legais em algumas circunstâncias”.
A AI diz ainda que foi inócua a promessa feita pelo presidente dos EUA, Barack Obama, em maio de 2013, de ser mais transparente em relação ao uso de aviões não tripulados. O relatório afirma que moradores dessas áreas tribais vivem com medo dos ataques de drones e também dos combatentes talibãs, que castigam civis considerados traidores.
(Com agência EFE)

Comentários

  1. HI,
    Is there any mobile app review or guest post opportunity on http://auryborges.blogspot.com/?
    Sincerely,
    Mary Joy.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lula se frustra com mobilização em seu apoio após os primeiros dias na cadeia O ex-presidente acreditou que faria do local de sua prisão um espaço de resistência política Compartilhar Assine já! SEM JOGO DUPLO Um Lula 3 teria problemas com a direita e com a esquerda (Foto: Nelson Almeida/Afp) O ex-presidente  Lula  pode não estar deprimido, mas está frustrado. Em vários momentos, antes da prisão, ele disse a interlocutores que faria de seu confinamento um espaço de resistência política. Imaginou romarias de políticos nacionais e internacionais, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, representantes de entidades de Direitos Humanos e representantes de movimentos sociais. Agora, sua esperança é ser transferido para São Paulo, onde estão a maioria de seus filhos e as sedes de entidades como a CUT e o MTST.
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...