Ex-editores de Murdoch supervisionavam grampos telefônicos, diz promotor
"Houve escutas telefônicas, e muitas", disse o promotor Andrew Edis, que apontou Rebekah Brooks e Andy Coulson como culpados
Rebekah Brooks e Andy Coulson dirigiram em diferentes períodos o extinto tabloide News of the World ( AFP)
O tribunal também ouviu da promotoria que três ex-jornalistas graduados do News of the World, que faz parte do conglomerado de mídia de Rupert Murdoch, tinham se declarado culpados das acusações relacionadas às escutas telefônicas. O promotor Andrew Edis disse que o júri teria que decidir se Rebekah e Coulson tinham conhecimento do comportamento ilegal. A admissão de culpa do ex-correspondente Neville Thurlbeck, do ex-editor-adjunto James Weatherup e do ex-editor Greg Miskiw foram as primeiras confissões por parte de funcionários do jornal desde o início da investigação, em 2011, sobre as acusações de que repórteres escutavam ilegalmente telefonemas de celebridades, políticos e vítimas de crimes.
Sabia mais:
Murdoch: escutas eram prática comum, mas eu não sabia
Rupert Murdoch pede desculpas depois de escândalo
Polícia descobre mais 2.000 potenciais vítimas de escutas
Entenda o caso
- • O tabloide News of the World recorria a detetives e escutas telefônicas em busca de notícias exclusivas - entre as vítimas estão celebridades, políticos, membros da família real e até parentes de soldados mortos.
- • Policiais da Scotland Yard também teriam sido subornados para fornecer informações em primeira mão aos jornalistas.
- • O escândalo forçou o fechamento do jornal sensacionalista, que circulou por 168 anos e era um dos veículos do grupo News Corp., do magnata Rupert Murdoch.
- • Agora, a polícia investiga uso de grampos ilegais em outros jornais britânicos.
Quando a polícia finalmente começou a revelar a verdade, Rebekah e outras pessoas da empresa montaram um plano de encobrimento, segundo Edis. Rebekah e Coulson estão em julgamento, com seis outros suspeitos, sob acusação de conspirar para invadir telefonemas e fazer pagamentos ilegais. Eles negam todas as acusações. Ela também enfrenta duas acusações de conspiração para perverter o curso da Justiça.
(Com agência Reuters)
Comentários
Postar um comentário