Pular para o conteúdo principal

Ex-ministro é denunciado após afirmar que Grécia espionou os EUA

Theodoros Pángalos, ministro de Relações Exteriores entre 1996 e 1999, disse a uma rádio que espionagem “ocorre em qualquer governo”

O Parlamento grego em Atenas
O Parlamento grego em Atenas. Governo espionou embaixadores dos EUA, disse ex-ministro (AAFP)
Um advogado grego apresentou uma denúncia contra o ex-ministro das Relações Exteriores Theodoros Pángalos por revelar segredos de estado. Pángalos disse nesta terça-feira que a Grécia também espionou os Estados Unidos. Segundo informações de jornais gregos publicados nesta quarta-feira, o advogado Ayis Tatsis fez a denúncia formal em uma delegacia. Agora, a denúncia será remetida à procuradoria grega.
Tatsis alega que se as declarações de Pángalos – ministro de Relações Exteriores entre 1996 e 1999 – forem verídicas, constituem o “delito de revelação de segredo de estado” e colocam em perigo a segurança do país. Além disso, o advogado acrescenta que as declarações colocam em perigo as relações pacíficas com outros estados.
Leia também
EUA: chefes da inteligência negam grampos a cidadãos europeus
Obama analisa banir escutas de chefes de estados aliados

Em entrevista à rádio ateniense To Vima FM, o ex-ministro socialista Pángalos afirmou que a Grécia também tinha espionado alguns diplomatas americanos. “Os serviços secretos gregos conseguiram escutar os embaixadores dos Estados Unidos em Atenas e Ancara [Turquia]”, assegurou. Questionado se essa conduta era legal, o ex-chefe da diplomacia grega confirmou os grampos e a ilegalidade. ”'O senhor está fazendo uma piada? Foi um ato de espionagem, e com muito êxito”.
O ex-ministro ainda assegurou que tanto o primeiro-ministro, como os ministros da Defesa, das Relações Exteriores e o chefe dos serviços secretos estavam cientes das escutas, algo que considerou habitual e que “ocorre em qualquer governo”. As declarações de Pángalos causaram desconforto no governo grego. Sob condição de anonimato, fontes do governo ouvidas pelo jornal Kathimerini sustentam que Pángalos fez um favor aos que tentavam criticar a espionagem dos Estados Unidos. “Agora fica difícil pedir explicações aos americanos (sobre sua espionagem)”, disse um funcionário grego ao diário.
As declarações de Pángalos ocorrem um dia depois de a publicação alemã Der Spiegel revelar em seu site que a embaixada americana em Atenas tinha sido usada como centro de espionagem. Com documentos fornecidos por Edward Snowden, ex-analista da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês), a revista sustenta que a embaixada americana em Atenas realizou escutas e interceptou chamadas telefônicas.
O porta-voz do governo, Simos Kedikoglu, se limitou a afirmar que o Serviço Nacional de Espionagem grego “sempre realizou sua missão no marco da Constituição, da lei e em respeito aos amigos e aliados”.

(Com agência EFE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...