Presidente iraquiano é hospitalizado em estado grave
Jalal Talabani, de 79 anos, sofreu vários problemas de saúde nos últimos anos
Jalal Talabani nas Nações
Unidas em setembro de 2011
O presidente iraquiano Jalal
Talabani foi hospitalizado em Bagdá em estado grave, informou nesta
terça-feira seu gabinete sem revelar mais detalhes. De acordo com a imprensa
local, ele tem um coágulo no cérebro.
"Por esgotamento e cansaço, teve uma emergência médica e foi levado para o hospital de Bagdá na segunda-feira à noite", afirma um comunicado oficial.
Talabani, de 79 anos, sofreu vários problemas de saúde nos últimos anos. Passou por uma cirurgia cardíaca nos Estados Unidos em agosto de 2008. Um ano antes havia recebido um tratamento por desidratação e esgotamento. Ele também recebeu atendimento médico na Europa por problemas de saúde.
A última aparição pública de Talabani, que é curdo, foi ontem à noite nas televisões do país durante uma reunião com o primeiro-ministro Nouri al-Maliki para estudar a crise pela qual o Iraque passa, onde hoje se completa o primeiro aniversário da retirada das tropas americanas.
Em fevereiro de 2007, Talabani foi hospitalizado em Amã durante 18 dias após sofrer uma indisposição em seu país. A equipe médica que lhe atendeu atribuiu a doença do presidente à 'fadiga' provocada pelo estresse que lhe provoca a situação no Iraque. Talabani, um moderado que lidera a União Patriótica do Curdistão (UPK), chegou à presidência do Iraque em 2005 e se tornou dessa forma o primeiro presidente curdo na história do país, composto por diferentes etnias e crenças.
Comentários
Postar um comentário