Pular para o conteúdo principal

Corinthians bate Chelsea e fatura segundo título mundial

YOKOHAMA - O Corinthians faturou neste domingo o seu segundo título mundial. E o principal responsável pela conquista foi o atacante Paolo Guerrero. O jogador peruano marcou o único gol da vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea na final, no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão. Antes, já havia feito o gol na semifinal contra o Al Ahly, que garantiu a presença corintiana na decisão do torneio.


O título do Mundial de Clubes conquistado no Japão é o segundo da história do Corinthians. Antes, em 2000, o time venceu a primeira edição do torneio organizado pela Fifa, que foi realizado no Brasil. Naquela oportunidade, o troféu foi garantido na disputa dos pênaltis após empate sem gols com o Vasco na decisão.
Dessa vez, porém, o torcedor corintiano não precisou sofrer tanto. A conquista do título do Mundial de Clubes foi garantida aos 23 minutos do segundo tempo, quando Guerrero marcou o único gol da partida e escreveu o seu nome na história do clube paulista.
O atacante peruano foi contratado pelo Corinthians após a conquista do título da Libertadores, em julho, e chegou a estar ameaçado de não disputar o Mundial de Clubes após se contundir na última rodada do Campeonato Brasileiro. Recuperado, Guerrero fez os dois gols da equipe no torneio no Japão.
Cássio também foi decisivo para a conquista corintiana. Neste domingo, ele fez defesas difíceis no primeiro tempo, quando o Chelsea pressionou o time paulista. E o goleiro voltou a se sair bem no final da segunda etapa, quando evitou gol do atacante espanhol Fernando Torres.
O JOGO - Os dois times sofreram mudanças nas suas escalações em relações aos jogos que os classificaram para a decisão do Mundial de Clubes. Preocupado com a força do lado esquerdo do ataque do Chelsea, Tite sacou Douglas para colocar Jorge Henrique e fortalecer a marcação pela direita.
Já o time inglês, que poupou alguns jogadores nas semifinais, escalou a sua força máxima. Assim, David Luiz, que tinha atuado como volante contra o Monterrey, voltou para a zaga. Ramires, Lampard e Moses entraram no meio-de-campo, enquanto Obi Mikel e Oscar foram relegados ao banco de reservas.
A partida começou bastante truncada. O Chelsea tentava trocar passes no campo de ataque, mas seus meias tinham dificuldades em razão da forte marcação corintiana. Assim, a primeira oportunidade de gol surgiu em uma jogada de bola parada. Aos 10 minutos, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Cahill, que finalizou. Praticamente em cima da linha da sua meta, Cássio fez a defesa.
O Chelsea passou a ter maior controle da posse de bola, trocando passes no meio-de-campo em busca de espaços na defesa corintiana. O time brasileiro, porém, conseguia encaixar alguns contra-ataques perigosos. Em um deles, Paulinho finalizou forte, por cima da meta defendida por Cech.
A primeira grande oportunidade de gol do Corinthians surgiu aos 28 minutos, quando o time aproveitou bem os espaços deixados pelo meio-de-campo do Chelsea. Guerrero tentou passe para Emerson, Cahill cortou errado e a bola sobrou para o atacante, que finalizou de fora da área, mas para fora.
O Chelsea ameaçou aos 32 minutos, no primeiro lance em que apareceu o talento de Hazard. O belga lançou Moses nas costas de Fábio Santos. Antes de finalizar, porém, o jogador foi travado por Paulo André.
Principal destaque do setor ofensivo corintiano no primeiro tempo, Guerrero ameaçou o Chelsea aos 34 minutos. O peruano ganhou a disputa com David Luiz, passou por Cahill e tentou bater cruzado. A bola ficou com Emerson, que, sem ângulo, acertou o pé da trave na sua finalização.
A parte final do primeiro tempo foi dominada pelo Chelsea, que obrigou Cássio a fazer três boas defesas. Aos 37 minutos, Lampard lançou Fernando Torres na grande área. O atacante espanhol, porém, finalizou fraco. Moses ameaçou aos 39 ao invadir a área e bater colocado, buscando o canto oposto. Cássio espalmou para evitar o gol.
Aos 41 minutos, a oportunidade do Chelsea surgiu em uma jogada de bola parada. David Luiz cobrou falta, a zaga cortou, mas o rebote ficou com Mata, que chutou para nova intervenção do goleiro corintiano.
O jogo seguiu aberto no começo do segundo tempo. A primeira oportunidade de gol foi do Chelsea. Aos oito minutos, Mata lançou Hazard nas costas de Alessandro. O belga invadiu a área e finalizou para boa defesa de Cássio.
O Corinthians, porém, conseguia manter o duelo equilibrado, principalmente quando trocava passes no meio-de-campo. Aos 18 minutos, Guerrero, em jogada de pivô, criou uma situação perigosa. O peruano passou para Paulinho, que finalizou à esquerda da meta de Cech.
Melhor em campo, o Corinthians passou a jogar no campo de ataque e fez o seu gol aos 23 minutos. Paulinho fez boa jogada e passou para Danilo finalizar na grande área. O meia bateu, mas a bola desviou na defesa e ficou livre para Guerrero, de cabeça, marcar e colocar o time paulista em vantagem.
Bem postado em campo, o Corinthians conseguia se defender e praticamente não era ameaçado pelo Chelsea, que apostava em jogadas individuais e lançamentos longos, mas sem sucesso. Além disso, o time londrino parecia nervoso com a desvantagem e errava passes demais, facilitando as ações dos corintianos.
O Chelsea só conseguiu ameaçar aos 40 minutos. Após rebatida na defesa corintiana, Fernando Torres ficou com o rebote e, de frente para o gol, chutou em cima de Cássio, que fez a defesa milagrosa. No final do jogo, o time londrino ainda teve o zagueiro Cahill expulso, mas ainda assim chegou a marcar um gol, bem anulado por impedimento, com Fernando Torres. Depois disso, o Corinthians conseguiu segurar o sufoco imposto pelo time inglês para conquistar o seu segundo título mundial. FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS 1 x 0 CHELSEA
CORINTHIANS - Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Jorge Henrique, Emerson (Wallace) e Guerrero (Martínez). Técnico: Tite.
CHELSEA - Cech; Ivanovic (Azpilicueta), David Luiz, Cahill e Ashley Cole; Ramires, Lampard, Moses (Oscar) e Mata; Hazard (Marin) e Torres. Técnico: Rafa Benítez.
GOL - Guerrero, aos 23 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Cuneyt Cakir (Fifa/Turquia).
CARTÕES AMARELOS - Jorge Henrique (Corinthians) e David Luiz (Chelsea).
CARTÃO VERMELHO - Cahill (Chelsea).
PÚBLICO - 68.275 espectadores.
RENDA - Não disponível.
LOCAL - Estádio Internacional, em Yokohama (Japão).
PÓS-JOGO

Corinthians joga de forma perfeita e bate o aual campeão europeu, Chelsea. O ano de 2012 é o maior da gloriosa história alvinegra! Com gol de Paolo Guerrero, autor também do tento da vitória sobre o Al Ahly, na semifinal, o Timão conquista o título mundial novamente, após 12 anos.
"O Corinthians é um grande time, muito organizado e não conseguimos vencer. O futebol brasileiro é sempre forte e atmosfera do estádio estava espetacular, a favor do Corinthians", diz o capitão do Chelsea, Lampard.
"O time jogou para c.....! Estou muito feliz. A torcida merece. Esse título é para todo torcedor corintiano, aqui no Japão e em todo o Brasil. É um bando de louco e tem que comemorar muito. Eu sonhei com o gol do título e consegui realizar isso", vibrou o atacante Paolo Guerrero, herói do título corintiano.
Jogadores corintianos se reúnem no meio do gramado e cantam juntos para comemorar o caneco! Alguns metros ao lado, elenco do milionário Chelsea só observa, cabisbaixo. O zagueiro David Luiz, corintiano na infância, chora muito. Não se sabe se por alegria ou tristeza.
Guerrero, já imortalizado na história do Corinthians, comemora com a bandeira do Peru. Ele é o maior ídolo do atual futebol peruano.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, entra no gramado para dar começar a cerimônia de premiação, no estádio de Yokohama.
Paolo Guerrero ganha a Bola de Bronze, como terceiro melhor jogador do Mundial.
David Luiz, zagueiro do Chelsea, é eleito o Bola de Prata, segundo melhor jogador do Mundial de Clubes.
O goleiro Cássio é eleito o Bola de Ouro, melhor jogador do Mundial de Clubes.
Após o Chelsea receber as medalhas de prata, o elenco corintiano começa a receber as medalhas de campeão mundial.
Com as medalhas no peito, atletas começam a pular no palco, à espera do capitão Alessandro, que vai levantar o troféu do segundo Mundial com a chancela da Fifa conquistado pelo Corinthians. O time do Parque São Jorge é o único brasileiro a ser bicampeão mundial em torneios organizados pela Fifa, entidade máxima do futebol mundial.
Alessandro levanta a taça! Momento histórico em Yokohama.
Elenco do Corinthians inicia a volta olímpica. Fiel vai à loucura!
___________________________________________________________________
CONFIRA OS MELHORES LANCES DA PARTIDASEGUNDO TEMPO
49min - Acaba o jogo! Corinthians é bicampeão mundial!!!!! Mas antes disso, Mata acerta a trave, claro, para o Corinthians tudo é mais sofrido!
48min - Corinthians vai para o ataque, mas não consegue segurar a bola.
46min - Fernando Torres marca de cabeça, mas ele estava impedido e o gol é anulado!!
44min - Árbitro assinala quatro minutos de acréscimo!!
44min - Para se segurar, Tite saca o atacante Emerson e coloca o zagueiro Wallace.
43min - Cahill faz falta feia em Emerson e recebe o cartão vermelho. Chelsea fica com um a menos!
42min - Cássio segura cruzamento e discute com Fernando Torres. O espanhol vê o tamanho do goleiro corintiano e logo pede desculpas.
41min - Mudança dupla. No Corinthians, sai Guerrero e entra Martínez. No Chelsea, sai Hazard e entra Marin.
40min - Cássio salva de novo. Fernando Torres chuta para o gol e o arqueiro defende com o pé.
37min - Mais uma mudança no Chelsea. Sai Ivanovic e entra Azpilicueta.
35min - A torcida alvinegra canta sem parar e empurra o Corinthians dentro de campo. Chelsea sente o clima e não consegue criar. Já o time brasileiro coloca a bola no chão e mostra total domínio da situação. Mas os ingleses são perigosos e nada está ganho.
33min - Sai o público no estádio de Yokohama: 68.275 torcedores, a enorme maioria é de corintianos.
31min - Alessandro esbanja fôlego e ganha disputa com Ashley Cole e David Luiz, mas Cahill corta a bola quando o lateral ia finalizar.
30min - Corinthians mantém o mesmo ritmo, a despeito de ter aberto o placar. Bem postado defensivamente e tocando a bola até encontrar um espaço no ataque, o time domina a partida.
28min - Chelsea vai para cima. Após bola centrada na área, Fernando Torres cabeceia para fora, sem perigo.
26min - David Luiz faz falta feia em Emerson e recebe o cartão amarelo. O Chelsea aproveita para mexer no time. Sai Moses e entra o brasileiro Oscar.
23min - GOOOOOOOOOOOOOOOOL DO CORINTHIANS!!!!! Paolo Guerrero faz de cabeça!!! Paulinho faz boa jogada e deixa Danilo livre na área. O meia corta e chuta de direita. A bola desvia na defesa e sobra para Guerrero cabecear para o fundo da rede!!!
22min - Moses tenta cruzamento, a bola cruza a área corintiana e sai pela linha de fundo.
19min - Corinthians cresce em campo e passa a ter mais domínio de bola, mas ainda peca na finalização.
18min - Jorge Henrique cruza para Guerrero, que ajeita para Paulinho. O camisa 8 bate forte e a bola passa rente à trave esquerda de Cech. Quase!
15min - Chelsea finaliza mais e cria uma série de oportunidades, mas o Corinthians está calmo, tenta encontrar o momento certo para chutar ao gol.
13min - Guerrero arranca pela esquerda, invade a área, mas é travado por Cahill, que desvia pela linha de fundo.
10min - Jorge Henrique derruba Lampard no meio e recebe o cartão amarelo.
9min - Jogo está em alta frequência, lá e cá. Chelsea vai para cima e o Corinthians tenta se dar bem no contragolpe.
8min - Chelsea puxa contra-ataque, Mata lança para Hazard, que invade a área e chuta para mais uma bela defesa de Cássio.
6min - Emerson invade a área, divide a bola com Ivanovic e cai no gramado, mas não foi nada e o jogo segue.
5min - Chelsea chega ao ataque, mas a defesa bem postada consegue afastar o perigo.
3min - Guerrero é derrubado por David Luiz, mas o árbitro nada marca. O peruano também sente o tornozelo.
2min - Emerson Sheik divide com Ivanovic e fica sentindo o tornozelo direito.
1min - Recomeça o jogo! As equipes voltaram sem alterações. Em caso de empate no tempo normal, a partida vai para uma prorrogação de 30 minutos. Se persistir a igualdade, a decisão será na disputa de pênaltis.

INTERVALO

De acordo com as estatísticas da Fifa, o Chelsea teve 57% da posse de bola no primeiro tempo, contra 43% do Corinthians. Os ingleses deram nove chutes ao gol e os brasileiros finalizaram cinco vezes. O time de Tite cometeu dez faltas e o de Rafa Benítez fez cinco.

PRIMEIRO TEMPO
46min - Apita o árbitro, fim da primeira etapa. Grande primeiro tempo. Chances dos dois lados e nervosismo. Chelsea criou mais oportunidades e Cássio salvou, mas o Corinthians mostrou personalidade e soube ir para cima também, conseguindo uma bola na trave, com Emerson Sheik.
44min - O árbitro assinala um minuto de acréscimo.
42min - Emerson Sheik dá carrinho em Hazard, dentro da área do Chelsea, e o árbitro marca falta de ataque.
41min - Chelsea chega bem novamente. O espanhol Mata arrisca de longe e Cássio defende no meio do gol, com tranquilidade. O camisa 12 do Corinthians vem sendo o melhor homem em campo.
40min -Guerrero divide com David Luiz e fica sentindo contusão no tornozelo. O peruano recebe atendimento médico, mas volta para o jogo.
39min - Cássio faz defesa fantástica. Moses bate colocado e o goleiro, com a ponta das mãos, desvia para escanteio.
37min - Cássio voa para agarrar bola chutada por Fernando Torres, que recebeu lançamento de Lampard e bateu de primeira dentro da área.
34min - Na trave!!!!! Guerrero mata no peito e bate cruzado, a bola atravessa a área e sobra para Sheik, que bate na trave! Quase o gol do Corinthians!
32min - Hazard arranca pela esquerda, Fábio Santos erra o tempo da bola ao tentar o cabeceio e a bola sobra para Moses, que é travado por Paulo André.
30min - Jorge Henrique faz falta em Ramires. O camisa 23 está correndo bastante e ajudando na marcação, mas não pode fazer tantas faltas.
28min - Cahill falha ao tentar dominar a bola e ela sobra para Sheik, que chuta de fora da área, mas a bola passa por cima do gol. O zagueiro Cahill vem sendo o ponto fraco da defesa dos ingleses.
25min - Guerrero dá lindo drible em Cahill dentro da área e é derrubado, mas o árbitro diz que o peruano se jogou e não marca nada.
21min - David Luiz faz a cobrança da falta em cima da barreira. Sheik puxa contra-ataque e invade a área, mas David Luiz volta correndo do ataque e corta com precisão.
20min - Hazard é derrubado por Chicão na entrada da área. Falta perigosa para os ingleses.
19min - Agora é Paulinho quem tenta de longe. A bola sai forte, mas sem direção vai por cima do gol.
18min - Jorge Henrique arrisca de fora da área e Cech defende com tranquildade. Corinthians começa a acertar o passe e chegar bem.
17min - Emerson Sheik domina no meio-campo e cai pela esquerda, mas erra ao não tocar para Guerrero, livre no meio da área, e a bola é cortada pela zaga do Chelsea.
16min - O Corinthians precisa sair do seu campo de defesa e trabalhar mais a bola no ataque. Chelsea tem mais posse de bola, mas não cria tanto.
14min - Chelsea está ganhando quase todas as bolas no meio de campo. Corinthians não tem facilidade para sair jogando.
12min - Corinthians encara o Chelsea com seriedade, mas precisa acertar o seu posicionamento defensivo, principalmente nas bolas altas.
9min - Quase o gol do Chelsea!!! Cássio salva o Corinthians defendendo a bola em cima da linha após chute de Cahill na pequena área.
8min - Alessandro puxa contra-ataque e tenta lançar Emerson, mas lança mal e a defesa afasta a bola.
6min - Corinthians vem fazendo boa marcação, jogando com muita vontade. Chelsea tenta se impor no toque de bola.
4min - Corinthians parte para cima. Fábio Santos cruza para Paulinho, mas Hazard faz o corte antes de a bola chegar no camisa 8 corintiano.
3min - Lampard chega solando e faz falta feia em Ralf, que fica caído, mas logo levanta.
2min - Chelsea inicia a decisão com mais posse de bola e vai ao ataque. Corinthians se defende bem e tenta sair para o jogo.
1min - Começa o jogo!!! Em caso de empate no tempo normal, a partida vai para uma prorrogação de 30 minutos. Se persistir a igualdade, a decisão será na disputa de pênaltis.

PRÉ-JOGO

O Chelsea anuncia a sua escalação e o destaque é a ausência do meia Oscar no time titular. Camisa 10 da seleção brasileira nos últimos jogos, o jovem meia vai esquentar o banco na decisão do Mundial. Em compensação, o volante Ramires agora é titular. O técnico espanhol Rafa Benítez também fez outras duas mudanças em relação ao time que bateu o Monterrey na semifinal. O experiente Lampard e o meia Moses entram nas vagas de Mikel e Azpicuelta. Já o brasileiro David Luiz, que atuou como volante ante os mexicanos, volta à zaga contra o Corinthians.
Os times já estão alinhados na boca do vestiário, prontos para entrar em campo para a disputa do título mundial. Os capitães Alessandro, do Corinthians, e Frank Lampard, do Chelsea, são os que puxam as filas.
Os jogadores entram em campo e passam pela taça que será dada ao campeão. Campeão mundial pelo São Paulo, em 2005, quando era reserva, o lateral-esquerdo Fábio Santos é o único corintiano a esticar a mão e tocar a taça.
O árbtitro turco Cuneyt Cakir chama os capitães Alessandro e Lampard para o sorteio de bola ou campo. Deu Corinthians, que escolhe o lado esquerdo para iniciar a partida e a saída de bola vai ser dada pelo Chelsea.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p