Pular para o conteúdo principal

Empresa francesa cria portal para concorrer com o GoogleNews

Operadora de telefonia Orange quer oferecer aos veículos de imprensa serviço que remunera jornais 

PARIS - O operador francês de telefonia Orange, um dos maiores da Europa, colocou no ar ontem, em Paris, um novo "motor de pesquisas" especializado em sites de informação. O portal, intitulado presse.lemoteur.fr, visa a ocupar o lugar do Google e oferecer aos veículos de imprensa uma espécie de "GoogleNews remunerado", aproveitando-se da briga entre maior portal de pesquisas do mundo e jornais na França - disputa que também acontece na Alemanha e no Brasil.
O site cataloga oito dos maiores jornais e revistas da França - Le Figaro, Libération, Les Echos, Le Parisien, L'Équipe, L'Express, Le Point e Le Nouvel Observateur -, empresas com as quais o portal vai dividir o valor arrecadado com a publicidade. O site traz no alto o logotipo da Orange e ao lado a inscrição "Le Moteur" - "O Motor", sob o slogan "Mais rápido ao essencial". Ao centro, há um campo de pesquisas. Na parte inferior, à direita, o portal traz ainda um campo com os cinco assuntos mais pesquisados do dia.
Cada busca dá origem a duas "categorias" de resposta. A primeira é de últimas notícias sobre o assunto, denominada "Estas acabam de ser publicadas", e a segunda elencando as reportagens em "Como a imprensa está tratando".
A ideia do portal nasceu por inspiração das empresas jornalísticas da França. Neste momento, os editores travam uma disputa com a companhia americana Google sobre o "referenciamento" de notícias online. Jornais e revistas pedem que o portal pague pela publicação de seus textos - sujeitos a direitos autorais -, compartilhando parte da receita publicitária obtida com as pesquisas. Hoje, GoogleNews não remunera os editores jornalísticos, o que levou os veículos de imprensa do Brasil a proibirem a reprodução do conteúdo no portal Google.
Segundo David Lacombred, diretor-delegado de Estratégias de Conteúdo da Orange, o projeto tem dois anos de existência e é anterior à disputa entre veículos de imprensa e Google. Ainda assim, o executivo reconhece que "segue as discussões atentamente" e que remunera as empresas participantes. Da receita obtida com publicidade, Orange receberá 50%, enquanto o grupo GIE-EPresse, a associação dos oito jornais e revistas parceiros, ficará com os outros 50%.
O portal, ainda em versão experimental, foi acolhido com críticas por sites especializados em informática. A primeira delas foi quanto ao número de reportagens indexadas. O Estado testou o portal na noite de ontem, quando do pico de audiência da internet. Ao nome próprio "Brésil" - Brasil em francês - o novo portal ofereceu 101 alternativas de textos. GoogleNews indicou 58 mil links. Além da falta de fontes de informação - apenas os oito associados, por ora -, entre as avaliações mais comuns de blogueiros especializados estava a estética do site e seu nome, tido como pouco atraente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...