Pular para o conteúdo principal

Empresa francesa cria portal para concorrer com o GoogleNews

Operadora de telefonia Orange quer oferecer aos veículos de imprensa serviço que remunera jornais 

PARIS - O operador francês de telefonia Orange, um dos maiores da Europa, colocou no ar ontem, em Paris, um novo "motor de pesquisas" especializado em sites de informação. O portal, intitulado presse.lemoteur.fr, visa a ocupar o lugar do Google e oferecer aos veículos de imprensa uma espécie de "GoogleNews remunerado", aproveitando-se da briga entre maior portal de pesquisas do mundo e jornais na França - disputa que também acontece na Alemanha e no Brasil.
O site cataloga oito dos maiores jornais e revistas da França - Le Figaro, Libération, Les Echos, Le Parisien, L'Équipe, L'Express, Le Point e Le Nouvel Observateur -, empresas com as quais o portal vai dividir o valor arrecadado com a publicidade. O site traz no alto o logotipo da Orange e ao lado a inscrição "Le Moteur" - "O Motor", sob o slogan "Mais rápido ao essencial". Ao centro, há um campo de pesquisas. Na parte inferior, à direita, o portal traz ainda um campo com os cinco assuntos mais pesquisados do dia.
Cada busca dá origem a duas "categorias" de resposta. A primeira é de últimas notícias sobre o assunto, denominada "Estas acabam de ser publicadas", e a segunda elencando as reportagens em "Como a imprensa está tratando".
A ideia do portal nasceu por inspiração das empresas jornalísticas da França. Neste momento, os editores travam uma disputa com a companhia americana Google sobre o "referenciamento" de notícias online. Jornais e revistas pedem que o portal pague pela publicação de seus textos - sujeitos a direitos autorais -, compartilhando parte da receita publicitária obtida com as pesquisas. Hoje, GoogleNews não remunera os editores jornalísticos, o que levou os veículos de imprensa do Brasil a proibirem a reprodução do conteúdo no portal Google.
Segundo David Lacombred, diretor-delegado de Estratégias de Conteúdo da Orange, o projeto tem dois anos de existência e é anterior à disputa entre veículos de imprensa e Google. Ainda assim, o executivo reconhece que "segue as discussões atentamente" e que remunera as empresas participantes. Da receita obtida com publicidade, Orange receberá 50%, enquanto o grupo GIE-EPresse, a associação dos oito jornais e revistas parceiros, ficará com os outros 50%.
O portal, ainda em versão experimental, foi acolhido com críticas por sites especializados em informática. A primeira delas foi quanto ao número de reportagens indexadas. O Estado testou o portal na noite de ontem, quando do pico de audiência da internet. Ao nome próprio "Brésil" - Brasil em francês - o novo portal ofereceu 101 alternativas de textos. GoogleNews indicou 58 mil links. Além da falta de fontes de informação - apenas os oito associados, por ora -, entre as avaliações mais comuns de blogueiros especializados estava a estética do site e seu nome, tido como pouco atraente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular