Grécia adia pedido de extensão de acordo de empréstimo
País deve solicitar prorrogação do programa de crédito nesta quinta-feira. Caso não aceite ajuda internacional, Grécia pode declarar moratória
Grécia busca empréstimo de curto prazo que permita manter a liquidez no país pelos próximos meses (AFP/)
Segundo autoridades gregas, o governo de Alexis Tsipras, que tomou posse no mês passado, ainda está elaborando os detalhes da proposta, que deverá solicitar uma extensão de quatro a seis meses do programa atual. Nas últimas negociações com parceiros europeus, Tsipras rejeitou a extensão do programa - que totaliza 240 bilhões de euros (273 bilhões de dólares) e vence no final deste mês - e as medidas de austeridade embutidas no acordo.
Leia mais:
Grécia diz que não aceita ultimato, mas ministro minimiza impasse
Reunião do Eurogrupo termina sem acordo sobre Grécia
Grécia e zona euro não chegam a acordo sobre dívida
No entanto, diante da possibilidade de a Grécia enfrentar dificuldades financeiras nas próximas semanas e após difíceis negociações recentes com credores, Atenas sinalizou nesta terça-feira que buscaria uma extensão do programa
Segundo uma autoridade europeia, o Eurogrupo, formado por ministros de Finanças da zona do euro, pretende retomar as negociações sobre a Grécia na sexta-feira desde que Atenas submeta um pedido confiável de extensão do programa.
O governo grego busca um empréstimo de curto prazo que permita manter a liquidez no país pelos próximos meses. Caso não aceite a ajuda internacional prevista para o final de fevereiro, que tem como contrapartida ajuste fiscal e novas medidas de austeridade, a Grécia pode se ver obrigada a declarar moratória.
(Com Estadão Conteúdo e agência Reuters)
Comentários
Postar um comentário