Pular para o conteúdo principal

DNA de outra pessoa é encontrado no apartamento de Nisman

Justiça já está investigando o vestígio de material genético deixado na cena da morte do procurador-geral e pediu a convocação de Diego Lagomarsino

O promotor argentino Alberto Nisman, responsável pela investigação do atentado contra o centro da comunidade judaica Associação Mutual Israelita Argentina (Amia), que deixou 85 mortos.
O promotor argentino Alberto Nisman, responsável pela investigação do atentado contra o centro da comunidade judaica Associação Mutual Israelita Argentina (Amia), que deixou 85 mortos. (Reuters)
A Justiça da Argentina informou nessa terça-feira que especialistas forenses encontraram indícios de DNA de outra pessoa no apartamento onde o procurador-geral argentino Alberto Nisman foi encontrado morto. O próximo passo é compará-lo a uma amostra genética de Diego Lagomarsino, técnico de informática que trabalhava con Nisman e emprestou a ele a arma que tirou sua vida. Segundo foi divulgado pelo Centro de Informação Judicial (CIJ), a juíza responsável pelo caso, Fabiana Palmaghini, convocou Lagomarsino a se apresentar ao Corpo Médico Legista para coletar uma amostra do seu DNA.
Estes foram os primeiros rastros de outros perfis genéticos na cena da morte. Segundo o jornal Clarín, os rastros de DNA foram encontrados em um xícara de café. A promotora Viviana Fein, responsável pelo caso, também pretende revisar os testes de varredura para encontrar vestígios de pólvora no braço e mão de Nisman. Viviana pretende ainda saber se o procurador-geral estava sozinho ou se tinha alguém com com ele no momento de sua morte.
Depois de 24 dias de investigação, ainda não é possível encontrar elementos para comprovar se a morte de Nisman foi um suicídio. Também ainda não há evidências que comprovem efetivamente um homicídio. Se a hipótese de suicídio for comprovada, o caso será encerrado. Se prevalecer a hipótese de “morte suspeita” ou homicídio, o inquérito vai sair da alçada do Ministério Público para as mãos de um juiz federal.
Leia mais
Caso Nisman: trajetória da bala aponta para hipótese de suicídio
Documentos confirmam que Nisman pensou em pedir prisão de Cristina
Chefe de Gabinete de Cristina rasga o jornal 'Clarín' em coletiva

O procurador foi encontrado morto em seu banheiro no dia 18 de janeiro, com um tiro na cabeça e uma pistola ao lado do seu corpo. Quatro dias antes havia apresentado uma denúncia contra a presidente Cristina Kirchner e outros funcionários, alegando que ela encobriu iranianos suspeitos pelo atentado contra uma associação judaica em Buenos Aires no ano de 1994, e que matou 85 pessoas.
As investigações ainda não chegaram a nenhuma conclusão sobre a causa da morte de Nisman, porém, o chefe de gabinete da presidente, Aníbal Fernández, declarou que tudo indica que o procurador-geral cometeu suicídio. Até agora só Lagomarsino, analista de sistemas que trabalhava com Nisman foi acusado, mas não por assassinato. Ele emprestou a Alberto Nisman a arma que tirou sua vida.
(Com agências EFE, France-Presse e Reuters

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...