Alemanha rejeita pedido da Grécia para extensão de acordo de empréstimo
Ministério das Finanças da Alemanha diz que solicitação não atende às exigências da zona do euro. Proposta grega não incluiu medidas de austeridade
Governo grego enviou nesta quinta-feira pedido ao Eurogrupo .
O governo grego enviou nesta quinta-feira o pedido ao presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem. Uma fonte disse à AFP que a proposta não incluiu a ampliação de todo o plano de resgate em vigor desde 2010 devido às medidas de austeridade. Segundo ela, o governo de Alexis Tsipras pediu a ampliação do acordo de empréstimo com o compromisso de garantir um equilíbrio orçamentário nos próximos seis meses.
No documento, o país ainda diz que estaria disposto a promover "reformas imediatas contra a evasão fiscal e a corrupção e, paralelamente, medidas para fazer frente à crise humanitária e reativar a economia". De acordo com a fonte, o acordo pretende dar mais tempo ao governo grego para apresentar à zona do euro "um novo contrato para a reativação e o crescimento no período 2015-2019, que inclui um plano de "redução da dívida, como prevê a decisão de 2012 dos ministros das Finanças europeus".
Leia mais:
Grécia pede ajuda financeira por mais seis meses
Grécia adia pedido de extensão de acordo de empréstimo
Grécia deve pedir nesta quarta extensão de acordo de empréstimo
Sinal positivo - Para o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, o pedido da Grécia é um bom ponto de partida para um novo compromisso com a zona do euro. "Juncker teve inúmeros contatos e vê sinais positivos na carta de Atenas, que abre caminho para um compromisso razoável", disse seu porta-voz Margaritis Schinas em coletiva de imprensa.
(Com agência Reuters e France-Presse)
Comentários
Postar um comentário