Pular para o conteúdo principal

Republicanos nomeiam Romney em convenção tumultuada por furacão


Milhares de moradores são retirados de casa para evitar a repetição da tragédia do Katrina

 
TAMPA, EUA - O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney foi coroado nesta terça-feira, 28, candidato republicano à Casa Branca, enquanto a região onde ocorre a convenção de seu partido, na Flórida, preparava-se para resistir ao furacão Isaac. Temendo o pior, autoridades dos EUA ordenaram a retirada de milhares de pessoas de New Orleans e das regiões costeiras do Alabama e Mississipi.
Convenção lança Mitt Romney oficialmente como candidato - Charles Dharapak/AP
 
Convenção lança Mitt Romney oficialmente como candidato
As agências meteorológicas previam para esta noite a chegada do Isaac. Teme-se a repetição de um cenário como o do Katrina, que devastou a região em 2005 e provocou mais de 1.800 mortes.
Na cidade de Tampa, onde o Partido Republicano confirmou com grande fanfarra a candidatura de Romney, o furacão provocou uma baixa antecipada. A convenção que buscava lançar a campanha acabou saindo das manchetes de jornais, TVs, rádios e sites de notícia, tomados pelo temor do Isaac.
No fim de semana, houve boatos de que a maior festa eleitoral dos republicanos seria suspensa pois Tampa estava na rota do furacão. Ao final, foi encurtada e durará um dia a menos - termina quinta-feira.
Até as 20 horas (21 horas em Brasília), o furacão continuava a mover-se lentamente pelo Golfo do México, a 16 km/h, em direção ao continente. Nos cálculos do Centro Nacional de Furacão (NHC, na sigla em inglês), Isaac chegaria na forma de ventos de mais de 115 km/h e de um volume acumulado de 1,7 a 3,5 metros de chuvas nos Estados de Alabama, Mississipi, Louisiana e em parte da Flórida.
O furacão foi classificado na categoria 1, nível bem menos perigoso do que o do Katrina. Mas as inundações, segundo o NHC, seriam inevitáveis nas regiões mais vulneráveis - entre elas, New Orleans.
"Nós não esperamos algo como o Katrina. Mas relembro a todos vocês que há coisas em um furacão de categoria 1 que podem matar", alertou o prefeito de Nova Orleans, Mitch Landrieu.
O governo de Barack Obama, nos últimos dias, assinou a declaração de emergência dos três Estados que devem ser atingidos, liberando verbas adicionais. O presidente ainda conversou com governadores e acionou a Agência Federal de Administração de Emergência .
"Estamos lidando com uma grande tempestade e pode haver inundações e outros perigos em uma área muito grande. Agora não é hora de desafiar o destino. Agora não é hora de ignorar os avisos oficiais. Vocês têm de tomar isso com seriedade", disse Obama a moradores.
Apesar da fragilidade ainda presente, New Orleans não estaria tão vulnerável quanto em 2005, quando o dique de proteção contra enchentes não resistiu e inundou a cidade. Nos últimos sete anos, o governo americano investiu US$ 14 bilhões na reconstrução desse sistema de proteção

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p