Pular para o conteúdo principal

Republicanos nomeiam Romney em convenção tumultuada por furacão


Milhares de moradores são retirados de casa para evitar a repetição da tragédia do Katrina

 
TAMPA, EUA - O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney foi coroado nesta terça-feira, 28, candidato republicano à Casa Branca, enquanto a região onde ocorre a convenção de seu partido, na Flórida, preparava-se para resistir ao furacão Isaac. Temendo o pior, autoridades dos EUA ordenaram a retirada de milhares de pessoas de New Orleans e das regiões costeiras do Alabama e Mississipi.
Convenção lança Mitt Romney oficialmente como candidato - Charles Dharapak/AP
 
Convenção lança Mitt Romney oficialmente como candidato
As agências meteorológicas previam para esta noite a chegada do Isaac. Teme-se a repetição de um cenário como o do Katrina, que devastou a região em 2005 e provocou mais de 1.800 mortes.
Na cidade de Tampa, onde o Partido Republicano confirmou com grande fanfarra a candidatura de Romney, o furacão provocou uma baixa antecipada. A convenção que buscava lançar a campanha acabou saindo das manchetes de jornais, TVs, rádios e sites de notícia, tomados pelo temor do Isaac.
No fim de semana, houve boatos de que a maior festa eleitoral dos republicanos seria suspensa pois Tampa estava na rota do furacão. Ao final, foi encurtada e durará um dia a menos - termina quinta-feira.
Até as 20 horas (21 horas em Brasília), o furacão continuava a mover-se lentamente pelo Golfo do México, a 16 km/h, em direção ao continente. Nos cálculos do Centro Nacional de Furacão (NHC, na sigla em inglês), Isaac chegaria na forma de ventos de mais de 115 km/h e de um volume acumulado de 1,7 a 3,5 metros de chuvas nos Estados de Alabama, Mississipi, Louisiana e em parte da Flórida.
O furacão foi classificado na categoria 1, nível bem menos perigoso do que o do Katrina. Mas as inundações, segundo o NHC, seriam inevitáveis nas regiões mais vulneráveis - entre elas, New Orleans.
"Nós não esperamos algo como o Katrina. Mas relembro a todos vocês que há coisas em um furacão de categoria 1 que podem matar", alertou o prefeito de Nova Orleans, Mitch Landrieu.
O governo de Barack Obama, nos últimos dias, assinou a declaração de emergência dos três Estados que devem ser atingidos, liberando verbas adicionais. O presidente ainda conversou com governadores e acionou a Agência Federal de Administração de Emergência .
"Estamos lidando com uma grande tempestade e pode haver inundações e outros perigos em uma área muito grande. Agora não é hora de desafiar o destino. Agora não é hora de ignorar os avisos oficiais. Vocês têm de tomar isso com seriedade", disse Obama a moradores.
Apesar da fragilidade ainda presente, New Orleans não estaria tão vulnerável quanto em 2005, quando o dique de proteção contra enchentes não resistiu e inundou a cidade. Nos últimos sete anos, o governo americano investiu US$ 14 bilhões na reconstrução desse sistema de proteção

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Lula se frustra com mobilização em seu apoio após os primeiros dias na cadeia O ex-presidente acreditou que faria do local de sua prisão um espaço de resistência política Compartilhar Assine já! SEM JOGO DUPLO Um Lula 3 teria problemas com a direita e com a esquerda (Foto: Nelson Almeida/Afp) O ex-presidente  Lula  pode não estar deprimido, mas está frustrado. Em vários momentos, antes da prisão, ele disse a interlocutores que faria de seu confinamento um espaço de resistência política. Imaginou romarias de políticos nacionais e internacionais, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, representantes de entidades de Direitos Humanos e representantes de movimentos sociais. Agora, sua esperança é ser transferido para São Paulo, onde estão a maioria de seus filhos e as sedes de entidades como a CUT e o MTST.