Presidente da França realiza visita surpresa ao Afeganistão
Hollande conversará com os soldados de seu país sobre a retirada das tropas
François Hollande visita soldados franceses no Afeganistão (Joel Saget / AFP)
O presidente francês, François Hollande, chegou a Cabul nesta sexta-feira para uma visita surpresa ao Afeganistão, onde se encontrará com as tropas francesas no país.O líder francês, que planeja tirar as suas tropas do Afeganistão no final de 2012, dois anos antes do calendário fixado pela Otan, viajou acompanhado pelo ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian, o das Relações Exteriores, Laurent Fabius, e do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, o almirante Edouard Guillaud.
Hollande visitará soldados franceses no país e explicará diretamente a eles sua decisão de antecipar "com ordem e orgulho" a saída da missão. Além disso, o chefe de estado prestará homenagem aos 83 soldados da França mortos no Afeganistão. Em seguida, Hollande planeja se encontrar com o presidente afegão, Hamid Karzai, com quem já conversou na recente cúpula da Otan, em Chicago. A visita do presidente francês ao país árabe deve durar seis horas.
Leia também: Otan passará segurança aos afegãos até o final de 2014
Retirada das tropas - A Otan planeja entregar a responsabilidade da guerra contra os talibãs ao exército afegão em meados de 2013, e dar por encerrada a missão das tropas internacionais no país no final de 2014, treze anos depois de seu início. Hollande, porém, já havia anunciado que retiraria as tropas francesas do país no final de 2012.
A força internacional (Isaf) conta com cerca de 130.000 homens no Afeganistão, incluindo 3.350 militares franceses.
Comentários
Postar um comentário