Pular para o conteúdo principal

Obama deve pressionar líderes europeus no G8

Em reunião que acontece entre sexta e sábado, presidente mostrará o descontentamento dos EUA com as medidas tomadas para combater a crise europeia

Angela Merkel e Barack Obama: posições conflitantes sobre saídas para a Europa Angela Merkel e Barack Obama: posições conflitantes sobre saídas para a Europa (Chip Somodevilla/Getty Images)
O presidente americano, Barack Obama, deverá demonstrar nas próximas horas aos líderes do G8 – o grupo que reúne as principais potências mundiais – seu descontentamento com os rumos da política de combate à crise na Europa. A reclamação ocorrerá por ocasião da reunião do grupo das maiores potências globais em sua residência de campo, em Camp David, no estado de Maryland, nesta sexta-feira e sábado.
A primeira conversa será realizada com a chanceler alemã, Angela Merkel – líder da maior potência da zona do euro e defensora radical das medidas de austeridade fiscal que visam colocar as contas públicas dos países da região em ordem, ainda que a custas da estagnação ou retração das economias. Obama tentará convencê-la de que é preciso relaxar um pouco essas exigências, implementando, ao mesmo tempo, ações que visem a promoção do crescimento, informou o jornal britânico The Guardian.
Obama também aproveitará o encontro para advertir a Europa de que é preciso agir rapidamente para poupar a economia mundial de entrar em uma segunda grande recessão em apenas quatro anos.
A reunião do G8 ocorrerá em meio à crescente expectativa de que a Grécia – atada por imensas dificuldades para fechar um acordo político que permita a continuidade de reformas estruturais – tenha de deixar a zona do euro. Para analistas, essa decisão, ainda mais se for descoordenada, intensificaria a crise europeia. Itália e Espanha, por exemplo, são candidatas a próximas vítimas das turbulências no mercado se os gregos forem expulsos da união monetária. Uma eventual piora de cenário teria o poder de comprometer ainda mais as finanças globais, respingando na economia americana. Obama, é bom lembrar, luta para garantir sua reeleição neste ano.
O encontro nos Estados Unidos será também o primeiro entre o presidente americano e o recém-eleito presidente da França, François Hollande – um claro aliado na demanda por políticas pró-crescimento no continente europeu. Obama deve contar com o apoio ainda do primeiro-ministro britânico, David Cameron, que afirmou nesta quinta-feira que os líderes europeus deveriam se unir em passos urgentes para sustentar a moeda comum europeia e evitar problemas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular