Pular para o conteúdo principal
Capadocia remete aos primórdios da humanidade




Estradas da Capadócia | Tatiana Perim
Sim, São Jorge é mesmo da Capadócia… Seu pai, Gerontius, era também da Capadócia, mas servia o exército romano. Sua mãe, Polychronia, da Palestina. A família tinha o Cristianismo como religião, e desde pequeno, Jorge cresceu aprendendo os ensinamentos de Jesus de Nazaré.
Quando atingiu a idade adulta, se tornou um importante líder do exército romano. Mas foi preso, torturado e morto quando o Imperador Diocletian soube que Jorge se recusava a matar os cristãos e que tinha Jesus Cristo como seu redentor. Depois de muitas sessões cruéis de tortura com o intuíto de fazê-lo desistir de sua fé, Jorge foi decapitado e seu tornou um mártir.
A Capadócia esconde muitos mitos e histórias, presenciou os conflitos, dificuldades e o desenvolvimento dos primórdios da nossa civilização. É uma região diferente de tudo que já vi. Localizada na Anatólia Central, sua topografia é insólita, parece uma superfície lunar, cheia de pedras e formações rochosas esculpidas pela ação do vento e da água.
Os monumentos naturais têm um formato cônico que lembram cogumelos, animais, rostos, chaminés, chapéus…. e qualquer outra forma que a imaginação permitir. É surreal. Por lá passou muita gente de peso: Virgem Maria, São João, São Jorge…
Além dessa paisagem esculpida pela erosão, essas formações rochosas são porosas e macias o suficiente para permitir que os humanos escavassem e construíssem casas, condomínios e igrejas dentro delas. Muitas dessas escavações são enormes cidades subterrâneas, como Derinkuyu, que tem quase 85 metros de profundidade e 52 túneis de ar verticais para ventilação.

Derinkuyu: cidade subterrânea | Tatiana Perim
Visitantes podem entrar nos primeiros níveis, uma descida de 40 metros de profundidade. Poços secundários que não atingem a superfície conduzem aos níveis mais profundos. Capadócia é uma das maiores cidades subterrâneas, composta por onze andares e podia ser habitada por cerca de 10.000 pessoas. Pode-se encontrar pelos vários túneis e andares locais como adega, algumas salas de estar, igreja, estábulo, escola missionária, e o mais impressionante é notar que toda essa construção foi meticulosamente pensada e planejada há mais de 3.000 anos.
A situação geográfica da Capadócia, a tornou encruzilhada de rotas comerciais importantes ao longo dos séculos. Isso ficou ainda mais evidente quando visitei, a caminho de Konya, um Karvansaray. É um Local onde os mercadores que viajavam com suas caravanas descansavam, alimentavam seus animais, tomavam um belo banho turco e até montavam um comércio ambulante para os moradores da região. Lugar lindo com uma energia bem marcante.

Karvansaray a caminho de Konya | Tatiana Perim
A “terra dos belos cavalos”, significado literal da Capadócia, tem passeios incríveis para fazer. Voar de balão, andar a cavalo ou motocross pelos vales da região são apenas alguns exemplos. Recomendo todos eles. O voo de balão é um “must”, as empresas são super organizadas e oferecem serviço completo: transfer, café da manhã e champagne comemorativo no final. O visual é mágico, coisa de outro mundo.
Veja mais fotos da Turquia: www.mottoslowtravel.com.br
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Lula se frustra com mobilização em seu apoio após os primeiros dias na cadeia O ex-presidente acreditou que faria do local de sua prisão um espaço de resistência política Compartilhar Assine já! SEM JOGO DUPLO Um Lula 3 teria problemas com a direita e com a esquerda (Foto: Nelson Almeida/Afp) O ex-presidente  Lula  pode não estar deprimido, mas está frustrado. Em vários momentos, antes da prisão, ele disse a interlocutores que faria de seu confinamento um espaço de resistência política. Imaginou romarias de políticos nacionais e internacionais, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, representantes de entidades de Direitos Humanos e representantes de movimentos sociais. Agora, sua esperança é ser transferido para São Paulo, onde estão a maioria de seus filhos e as sedes de entidades como a CUT e o MTST.