Pular para o conteúdo principal

Bankia será recapitalizado por fundo bancário espanhol

Madri não deve emitir mais dívida para ajudar instituição financeira; papéis devem ser lançados por fundo de resgate do setor bancário local, o Frob

Fachada bo Bankia, em Madri
Frob tem apenas 4 bi de euros, mas Bankia necessita de 19 bi de euros (Sergio Perez/Reuters)
O banco espanhol nacionalizado Bankia será recapitalizado por meio do fundo de reestruturação bancária Frob – programa do governo espanhol, iniciado em 2009, para reconstrução e resgate do sistema bancário local. O Frob emitirá títulos para captar recursos que serão, posteriormente, aportados no quarto maior banco do país, disse nesta quarta-feira o ministro da Economia da Espanha, Luis De Guindos. "Será o mecanismo usual, por meio de emissões pelo Frob", afirmou após um debate parlamentar sobre a reforma financeira em andamento.
O Frob atualmente tem mais de 4 bilhões de euros disponíveis, mas o Bankia pediu nesta sexta-feira mais de 19 bilhões de euros em resgate do governo. O ministro ressaltou que a crise bancária do país não começa nem termina com o Bankia.
Leia também
Custo da dívida da Itália atinge maior valor desde janeiroUE recomenda união bancária na zona do euro

BCE – Também nesta quarta-feira, o governo espanhol informou que o Banco Central Europeu (BCE) não rejeitou o plano para capitalização do Bankia, até porque nenhum projeto foi apresentado para a autoridade monetária do bloco. De Guindos foi questionado em Madri por uma deputada socialista sobre a informação publicada no mesmo dia pelo jornal britânico Financial Times. A publicação afirma que o BCE proibiu a Espanha de pagar com dívida pública a capitalização do Bankia.
De acordo com Guindos, O BCE não rejeitou o plano porque o governo espanhol não apresentou nenhum. O ministro ainda aproveitou para destacar que recuperará todo o capital investido na entidade.
O BCE informou nesta quarta, em comunicado, que ainda não foi consultado sobre os planos do governo espanhol para o Bankia e garantiu que "está pronto para assessorar a evolução desses planos".
A injeção de capital do estado espanhol no Bankia não será feito com títulos de dívida, confirmaram fontes governamentais. Deste modo, um eventual pagamento do estado ao banco a partir do resgate de títulos de dívida foi descartado. O FT publicou nesta quarta que o BCE tinha proibido esta última opção ao Ministério espanhol de Economia.
Novo recorde – Diante desse cenário, o prêmio de risco da Espanha – que mede o diferencial entre o bônus espanhol a dez anos e o alemão de mesmo prazo – ultrapassava hoje 535 pontos básicos, a cota mais alta desde a criação do euro. Essa espiral de alta foi atribuída pelo ministro espanhol às dúvidas sobre o futuro político na Grécia. Guindos disse ainda que o patamar de juros atual não será sustentável em longo prazo e falou que voltará a patamares razoáveis após as eleições gregas, previstas para 17 de junho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular