Pular para o conteúdo principal

UE quer Grécia no euro, mas país tem de cumprir compromissos

"Esperamos que novo Governo grego faça essa escolha", disse Rompuy.
Ele afirmou que é união econômica deve se encaminhar para novo estágio.


Após o jantar informal realizado nesta quarta-feira (23), que tinha na pauta a agenda de crescimento da União Europeia, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, afirmou que a UE quer a permanência da Grécia na União Europeia contanto que o país cumpra seus compromissos. "Queremos que a Grécia permaneça na zona do euro com o respeito aos compromissos assumidos, e estamos cientes dos esforços já feitos pelos cidadãos gregos", disse Rompuy em coletiva de imprensa. "Esperamos que após as eleições, o novo Governo grego faça essa escolha".
"Vamos estar aqui para a Grécia enquanto a Grécia estiver aqui para seus compromissos", reforçou o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. "Vamos esperar pelo povo grego, queremos mandar essa mensagem clara à Grécia."
Rompuy disse que é o momento de levar a união monetária a um novo estágio, de união econômica, e afirmou que a discussão sobre crescimento não é oposta à da austeridade. "Essa é uma falsa discussão."
No discurso, foi dito que a zona do euro tem mostrado "solidariedade considerável", já tendo desembolsado em conjunto com o FMI cerca de 150 bilhões de euros em apoio à Grécia desde 2010. "Vamos garantir que fundos estruturais europeus e os instrumentos sejam mobilizados para trazer a Grécia em um caminho para o crescimento e de criação de emprego", disse Rompuy.
Rompuy e Barroso em coletiva de imprensa no fim do jantar informal sobre crescimento da zona do euro. (Foto: Jean-Christophe Verhaegen/AFP)Rompuy e Barroso em coletiva de imprensa no fim do jantar informal sobre crescimento da zona do euro. (Foto: Jean-Christophe Verhaegen/AFP)
Austeridade
Rompuy disse ainda, no discurso que resumiu as discussões, que austeridade e crescimento não são opostos. "São duas faces da mesma moeda. Sem finanças públicas sãs não há crescimento sustentável; mas sem crescimento sustentável, as medidas para reduzir os níveis de dívida serão em vão."
Ficou acordado, segundo ele, que as políticas da UE devem ser focadas em crescimento e um dos pontos é como usar os negócios internacionais para promover essa expansão. Outra frente de planos será a melhoria do acesso ao crédito para pequenas e médias empresas.
No encontro também teria havido uma discussão aprofundada de que a defesa da sua estabilidade financeira da região depende de que a união econômica seja fortalecida para se tornar compatível com a união monetária. Rompuy disse que em junho deve haver a divulgação de planos nesse sentido. "Membros expressaram opiniões diferentes sobre questões como eurobonds, supervisão bancária mais integrada e um seguro comum de depósitos."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...