Começa o 2º dia de votação das eleições presidenciais no Egito
Nesta quarta-feira (23), os egípcios foram em massa aos centros eleitorais.
Se necessário, o 2º turno será realizado nos dias 16 e 17 de junho.
saiba mais
Os colégios eleitorais abriram nesta quinta-feira (24) para o segundo dia de votação das eleições presidenciais no Egito, as primeiras após o fim do regime de Hosni Mubarak, depois de um primeiro dia que transcorreu em um ambiente de normalidade.A votação no segundo dia do primeiro turno das eleições começou às 8h (horário local, 3h de Brasília), vigiada pelo Exército e pela polícia, informou a televisão egípcia.
A televisão mostrou imagens da parte externa de uma escola na cidade de Suez (leste), onde havia filas de eleitores, e de seu interior, com alguns eleitores exercendo seu direito a voto sob o olhar de um juiz.
Egípcios voltam às urnas para o segundo de eleições presidenciais no país. (Foto: Suhaib Salem / Reuters)
Nesta quarta-feira (23), os egípcios foram em massa aos centros eleitorais, que estenderam seu horário de abertura uma hora mais, até as 21h (16h de Brasília) para dar a oportunidade de votar a um maior número de pessoas.Segundo as autoridades, quase não foram registrados incidentes durante o primeiro dia de votações, só poucas irregularidades, ao contrário das eleições anteriores, as legislativas realizadas entre o final de 2011 e começo de 2012, onde houve várias anomalias.
Mais de 50 milhões de egípcios foram convocados às urnas para escolher o primeiro presidente da era democrática no Egito, em uma eleição na qual dois islamitas e dois ex-altos cargos do antigo regime de Mubarak são os favoritos.
No caso de ser necessário, o segundo turno será realizado nos dias 16 e 17 de junho.
Cerca de 14.500 juízes estão encarregados de supervisionar a votação em 13.099 mesas eleitorais, assistidos por mais de 65 mil funcionários, enquanto centenas de ONGs egípcias e estrangeiras realizam o acompanhamento das eleições.
Comentários
Postar um comentário