China ameaça avião dos EUA em águas internacionais
Os Estados Unidos enviaram aeronaves para espionar ilhas construídas por Pequim com o intuito de ampliar a área de influência do seu Exército
Em apenas dois anos, a China expandiu as falsas ilhas para o equivalente a 1.500 campos de futebol. Apesar das ameaças, os Estados Unidos têm o interesse de aproximar as missões de reconhecimento e deslocar navios de guerra para perto das estruturas chinesas. O Mar da China Meridional é palco de confusas disputas territoriais, incluindo áreas de pesca abundante e reservas potencialmente ricas em recursos naturais. Segundo a rede CNN, Pequim está querendo dizer a Washington e seus aliados, principalmente ao Japão, que possui jurisdição sobre as águas, mesmo sem estar territorialmente próximo a elas.
China vai elevar gastos de Defesa em 10,1% este ano
Governo japonês muda lei e aprova atuação do Exército em outros países
A ameaça chinesa também poderá se estender à aviação civil. Era possível flagrar na mesma frequência de rádio um piloto de um voo comercial que teve de se identificar para a Marinha chinesa após receber alerta semelhante ao enviado para o avião americano. Para Washington, a tendência é que a China se torne cada vez mais agressiva se continuar expandindo as ilhas artificiais oceano adentro.
Comentários
Postar um comentário