Pular para o conteúdo principal

Terrorista alega inocência em audiência sobre ataque em Bengasi

Ahmed Abu Khatalla foi levado a tribunal em Washington, que teve segurança reforçada

Segurança é reforçada nos arredores da Corte Federal de Washington antes de audiência sobre ataque em Bengasi, na Líbia
Segurança é reforçada nos arredores da Corte Federal de Washington antes de audiência sobre ataque em Bengasi, na Líbia (Reuters)
O chefe do bando terrorista líbio responsável pelo ataque ao consulado americano em Bengasi que eixou quatro mortos em 2012 alegou inocência a uma corte federal nos Estados Unidos. Ahmed Abu Khatalla é acusado de conspirar para fornecer material em apoio a grupos terroristas. A pena máxima prevista para a acusação que pesa sobre o terrorista é a de prisão perpétua. Nas próximas semanas, o governo deverá apresentar novas acusações.
“Você conspirou, você concordou com outras pessoas para fornecer material de apoio e recursos a terroristas, incluindo você mesmo, sabendo que isso seria usado para matar uma pessoa durante um ataque contra uma instalação federal”, disse o juiz John Facciola ao acusado.
Khatalla foi mantido sob custódia um navio de guerra desde o último dia 15, quando foi capturado. Neste sábado, ele foi transferido para um tribunal em Washington, onde foi realizada a audiência, que durou apenas 10 minutos. A segurança foi reforçada nos arredores do prédio que fica a apenas algumas quadras de distância do Capitólio e em frente à Galeria Nacional de Arte, dois dos principais pontos turísticos da capital.
A alegação de inocência foi apresentada por uma defensora pública, enquanto o terrorista pronunciou apenas duas palavras: “sim”, ao jurar dizer a verdade, e “não”, quando questionado se tinha tido dificuldade para entender o que estava sendo dito. As autoridades não informaram onde ele ficará a partir de agora. Alguns parlamentares questionaram a decisão de julgar Khattala em uma corte civil em vez de manda-lo ao tribunal militar de Guantánamo, em Cuba.
Saiba mais: EUA retiraram referência a ameaças terroristas de documento sobre Bengasi
O ataque de 11 de setembro de 2012 provocou a morte do embaixador Christopher Stevens e de outros três funcionários americanos. O episódio expôs a inação do governo e a tentativa de encobrir as falhas de segurança e as circunstâncias em que o atentado aconteceu. Antes de ser capturado, Khatalla vivia à vontade em Bengasi, dando entrevistas. O caso é a maior mancha no currículo de Hillary Clinton, que vem perdendo favoritismo quanto mais perto fica a eleição presidencial de 2016.
“Agora que Ahmed Abu Khatalla chegou aos Estados Unidos, ele vai enfrentar todo o peso de nosso sistema de justiça”, disse o secretário de Justiça americano, Eric Holder, em comunicado. “Vamos provar, sem margem para dúvidas, a alegada participação do acusado no ataque que matou quatro bravos americanos em Bengasi”.
(Com agência Reuters)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...