Pular para o conteúdo principal
 
Tarja - Crise na Ucrânia
12/06/2014 - 14:48

Leste europeu

Ucrânia afirma que tanques russos entraram em seu território 

Militares ucranianos conseguiram destruir parte dos veículos, afirma ministro

O ministério do Interior da Ucrânia acusou a Rússia nesta quinta-feira de permitir que três tanques e outros veículos blindados cruzassem a fronteira no leste da Ucrânia, para ajudar separatistas pró-Rússia que atuam região. O ministro do Interior, Arseny Avakov, afirmou que os tanques passaram por um posto de controle controlado por rebeldes na região de Lugansk, no leste do país, e que os militares ucranianos entraram em combate contra a coluna, destruindo parte dos veículos.
Leia também
Poroshenko anuncia criação de corredor humanitário em áreas de combates

Putin e Obama se encontram em evento e conversam sobre a Ucrânia
​​G7 concorda com sanções mais duras contra Rússia. E dá prazo a Moscou

"Nós observamos colunas passando com blindados de transporte de tropas, outros veículos militares e peças de artilharia, além de tanques que, segundo nossas informações, cruzaram a fronteira e esta manhã estavam em Snizhnye", disse Avakov, em Kiev. “A luta está sendo travada. Não posso dizer qual será o desfecho, mas parte dos veículos foi destruída”. O presidente ucraniano Petro Poroshenko apresentou um protesto ao presidente russo Vladimir Putin, segundo um porta-voz do governo ucraniano.
O governo russo declarou que as alegações ucranianas são “falsas”. Já os rebeldes afirmaram que seus homens estavam conduzindo os veículos, e que os tanques haviam sido capturados em uma base ucraniana. “Pegamos em um depósito militar”, disse um dos rebeldes enquanto os tanques deixavam o quartel-general improvisado pelos separatistas no terreno de uma mina de carvão.
Correspondentes da Reuters viram três tanques na cidade ucraniana de Snizhnye, na fronteira leste do país. Os separatistas pró-Rússia de Lugansk e da região vizinha de Donestk declararam independência após um referendo realizado no mês passado. O ato foi condenado pelo governo de Kiev, que passou a combater os rebeldes e acusar a Rússia de estimular o separatismo.
As acusações da Ucrânia ocorrem no mesmo dia em que o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou que os rebeldes separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia estão prontos para um cessar-fogo, mas que Kiev tem de iniciar o processo. Segundo agências de notícias russas, Lavrov declarou que Moscou vai apresentar uma resolução à Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a crise ucraniana, mas que a Rússia não está buscando autorização para enviar tropas de paz.
(Com agência Reuters

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...