Pular para o conteúdo principal

Economia americana encolhe 2,9% no 1º trimestre

Queda da produção foi bem maior do que a estimada anteriormente; é o pior recuo em cinco anos

Neve cai em frente ao Capitólio dos Estados Unidos em Washington
Inverno rigoroso prejudicou economia do país 
A economia dos Estados Unidos contraiu no primeiro trimestre a um ritmo muito mais agudo do que o estimado anteriormente. O Produto Interno Bruto (PIB) encolheu a uma taxa anual de 2,9%, o pior desempenho da economia em cinco anos, segundo informa o Departamento de Comércio nesta quarta-feira. Anteriormente, havia sido divulgada queda de 1%.
Economistas esperavam que a revisão dos dados mostrasse contração de 1,7%. Revisões significativas nos dados do PIB são comuns, pois o governo não tem todas as informações quando faz suas estimativas inicial e preliminar. O clima severo pode ter cortado até 1,5 ponto percentual do PIB no primeiro trimestre, segundo previsões de analistas. O governo, entretanto, não deu detalhes sobre o impacto climático.
Os gastos de consumidores, que respondem por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, cresceram a uma taxa de 1% - o número divulgado anteriormente mostrava expansão de 3,1%. O período também registrou pior desempenho dos gastos com saúde, o que levou a uma redução na estimativa dos dados de consumo. As exportações recuaram 8,9%. O fraco crescimento das exportações foi relacionado às temperaturas geladas durante o inverno.
As empresas acumularam 45,9 bilhões de dólares em estoques, um pouco menos que os 49 bilhões de dólares estimados no mês passado. Os estoques subtraíram 1,7 ponto percentual no primeiro trimestre, mas devem oferecer um impulso no segundo trimestre. Uma medida da demanda doméstica que exclui exportações e estoques mostrou expansão a uma taxa de 0,3%, em vez de 1,6% divulgado anteriormente. Analistas seguem confiantes que o segundo trimestre será melhor.
Leia mais: Expansão do setor industrial dos EUA acelera em maio​
Indicador mostra força do mercado de trabalho dos EUA
FMI reduz previsão de crescimento dos EUA 
Déficit comercial dos EUA atinge maior nível em dois anos

Embora as dificuldades da economia tenham sido atribuídas em grande parte a um inverno mais rigoroso, a magnitude das revisões sugere outros fatores. Na primeira divulgação sobre o PIB do 1º trimestre, em abril, estimava-se que a maior economia do mundo havia crescido 0,1% no período. Depois, na segunda revisão, o indicador caiu para retração de 1%. Agora, o recuo é de 3%. A diferença entre a segunda e a terceira estimativas foi a maior já registrada desde 1976, informou o Departamento do Comércio.
Com o primeiro trimestre para trás e o período de abril a junho parecendo mais forte, investidores devem ignorar o relatório. Dados como emprego, atividade industrial e do setor de serviços apontam para forte aceleração do crescimento no início do segundo trimestre. Porém, o ritmo de crescimento em 2014 pode ficar aquém das expectativas, que chegam a até 3,6%.
Serviços - Nesta quarta-feira, a consultoria Markit também informou que o setor de serviços dos Estados Unidos registrou em junho a maior expansão em pelo menos quatro anos e meio, impulsionado pelo fortalecimento das atividades de negócios. O Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) preliminar ficou em 61,2 pontos em junho ante 58,1 pontos em maio, a leitura mais alta desde o início da pesquisa em outubro de 2009. Leituras acima de cinquenta pontos indicam expansão.
(com agência Reuters)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Lula se frustra com mobilização em seu apoio após os primeiros dias na cadeia O ex-presidente acreditou que faria do local de sua prisão um espaço de resistência política Compartilhar Assine já! SEM JOGO DUPLO Um Lula 3 teria problemas com a direita e com a esquerda (Foto: Nelson Almeida/Afp) O ex-presidente  Lula  pode não estar deprimido, mas está frustrado. Em vários momentos, antes da prisão, ele disse a interlocutores que faria de seu confinamento um espaço de resistência política. Imaginou romarias de políticos nacionais e internacionais, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, representantes de entidades de Direitos Humanos e representantes de movimentos sociais. Agora, sua esperança é ser transferido para São Paulo, onde estão a maioria de seus filhos e as sedes de entidades como a CUT e o MTST.