Pular para o conteúdo principal

Santos inicia conversas com a guerrilha ELN

Anúncio foi feito às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais

O presidente da Colômbia e candidato à reeleição Juan Manuel Santos
O presidente da Colômbia e candidato à reeleição Juan Manuel Santos (/Reuters)
O governo da Colômbia anunciou nesta terça-feira que iniciou conversas de paz com o Exército de Libertação Nacional (ELN), o segundo maior grupo da guerrilha colombiana. O anúncio foi feito faltando poucos dias para o segundo turno de eleições presidenciais que têm no diálogo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) um tema decisivo.
Um comunicado divulgado no site da Presidência da Colômbia afirma que as conversas com o ELN estão em fase "exploratória" desde janeiro. O plano é que evoluam para negociações formais. As negociações com as Farc foram iniciadas em novembro de 2012 sem que nenhum resultado concreto fosse apresentado. A questão acabou sendo o grande desafio enfrentado pelo presidente Juan Manuel Santos na busca pela reeleição. Seu adversário, Óscar Iván Zuluaga, subiu nas pesquisas com críticas duras ao diálogo de paz. Santos, por sua vez, fez do processo de paz a principal bandeira da sua campanha, e, nos últimos dias, intensificou a divulgação de “avanços” nas negociações com as Farc como forma de rebater as críticas.
Leia também:
Zuluaga diz que suspenderá negociações com as Farc
Farc e governo chegam a acordo sobre tráfico de drogas
O comunicado conjunto do governo e da ELN afirma que "as delegações concordaram que a agenda de conversações incluirá os pontos de vista das vítimas e a participação da sociedade". "Sobre demais temas ainda não chegamos a um acordo", diz o texto, que traz ainda um agradecimento a Brasil, Chile, Cuba, Equador, Noruega e Venezuela pela “boa vontade e o compromisso apresentado no acompanhamento do processo”.
O presidente declarou que "um processo integral de paz que inclua tanto as Farc como o ELN é a melhor garantia para as vítimas e para o país de que este conflito terminou para sempre e nunca mais vai se repetir". No entanto, assim como várias tentativas de diálogo com as Farc fracassaram, esta também não é a primeira vez que o ELN inicia conversas com o governo. Já houve tentativas anteriores de diálogo, sem sucesso.
No entanto, assim como várias tentativas de diálogo com as Farc fracassaram, esta também não é a primeira vez que o ELN inicia conversas com o governo na Colômbia. Já houve tentativas anteriores de diálogo, sem sucesso. No ano 2000, durante o falido processo de paz com as Farc promovido por Andrés Pastrana, o grupo tentou pressionar o governo para conseguir uma zona desmilitarizada como fizeram as Farc – aproveitando o cessar-fogo para se fortalecer e expandir seu território de influência.
No ano passado, o ELN também tentou chamar a atenção de Santos, pouco antes do início da negociação com as Farc, realizando sequestros. Libertaram dois alemães e cinco funcionários de uma multinacional e divulgaram comunicados dizendo estar dispostos a “dialogar com o Estado para construir soluções não militares”, como lembrou o jornal espanhol El País.
O ELN foi criado no início da década de 1960 no departamento de Santander, noroeste do país, por um grupo de jovens que foram a Cuba aprender técnicas de guerrilha. Atualmente, conta com cerca de 2.000 integrantes comandados por Nicolás Rodríguez Bautista, mais conhecido como "Gabino".
(Com agências Reuters, France-Presse e Estadão Conteúdo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p