Pular para o conteúdo principal

Japão e China tentam negociar saída bilateral para disputa de ilhas


Governo japonês acredita que as tensões podem ser resolvidas entre os dois países


O futuro presidente chinês (dir), Xi Jiping, se encontra com legislador japonês
O futuro presidente chinês (dir), Xi Jiping, se encontra com legislador japonês

China e Japão tentam reduzir as tensões entre os dois países envolvendo a disputa das ilhas Senkaku (chamadas Diaoyu pelos chineses). Nesta sexta-feira, o enviado japonês Natsuo Yamaguchi reuniu-se com o novo chefe do Partido Comunista da China, Xi Jinping. Após o encontro, afirmou que Jinping considera se reunir com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe. “Os dois lados concordam que é importante continuar o diálogo com o objetivo de possibilitar uma cúpula Japão-China no futuro”, disse.

O encontro ocorre depois de a China levar a disputa sobre o arquipélago para as Nações Unidas. O Japão acha que a organização não deveria ser envolvida no assunto. O pequeno arquipélago também é reivindicado por Taiwan.

Yamaguchi diz ter entregado a Xi uma carta do primeiro-ministro japonês com uma mensagem que demonstra expectativa de que as relações entre os dois países sejam pacíficas. O governo japonês acredita que as tensões podem ser resolvidas entre os dois países, disse o emissário a jornalistas, antes de voltar a Tóquio, depois de quatro dias de visita à China. “Eu acredito firmemente que nossas diferenças com a China podem ser solucionadas”, pontuou, acrescentando que o problema relacionado às ilhas não foi tratado diretamente com Xi durante a reunião.

“A política do governo chinês de prestar atenção às relações China-Japão não mudou”, disse Xi Jinping ao emissário japonês, segundo comunicado divulgado pelo ministério de Relações Exteriores chinês.

O texto acrescenta, no entanto, que “o Japão deve encarar a história e a realidade, dar passos objetivos e trabalhar com a China na busca de uma forma efetiva para resolver e gerenciar de forma apropriada a questão, por meio do diálogo e de consultas”.

Estratégia – Não é possível saber se envolvimento da ONU contribuirá para resolver a questão de forma pacífica. Mas lançar um processo legal internacional reduziria a temperatura da briga entre os países, pelo menos por enquanto.

Segundo Ruan Zongze, vice-diretor do Instituto de Estudos Internacionais da China, órgão ligado ao Ministério de Relações Exteriores chinês, levar a questão para a ONU corresponde a um esforço da China para marcar posição e também é uma forma de reduzir as tensões.

“São duas coisas: é parte dos esforços legais e nós queremos manifestar nosso direito de uma forma menos agressiva. Não queremos ver uma escalada (agressiva), principalmente com uso de caças. Isso seria muito perigoso sob qualquer ponto de vista”.



Ilhas são disputadas por China e Japão devido à riqueza natural
Ilhas são disputadas por China e Japão devido à riqueza natural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...