Pular para o conteúdo principal

Hollande diz que França está ‘ganhando’ no Mali

Tropas francesas controlam agora cidade de Timbuktu, bastião islamita

  • Criança espreita em uma van comercial parada em um posto de controle militar em Bamaco, Mali
Crianças observam van parada em um posto de controle militar em Bamako, Mali - Joe Penney/Reuters
As tropas francesas no Mali controlam agora a antiga cidade de Timbuktu, vizinha de Gao, e a área ao redor que foi durante um ano um bastião dos terroristas islâmicos que os enfrentam, informou o ministro da Defesa da França.


Entenda o caso


  1. • No início de 2012, militantes treinados na Líbia impulsionam uma grande revolta dos tuaregues no norte do Mali. Em março, o governo sofre um golpe de estado.
  2. • Grupos salafistas, com apoio da Al Qaeda, aproveitam o vácuo de poder para tomar o norte do país - onde impõem um sistema baseado nas leis islâmicas da 'sharia'.
  3. • Em janeiro de 2013, rebeldes armados, com ideais bastante heterogêneos, iniciam uma ofensiva em direção ao sul do Mali, e o presidente interino, Dioncounda Traoré, pede socorro à França.
  4. • Com o aval das Nações Unidas, François Hollande envia tropas francesas e dá início a operações aéreas contra os salafistas, numa declarada guerra contra o terrorismo.
“Nós estamos ganhando no Mali”, disse o presidente francês François Hollande em uma coletiva de imprensa na segunda-feira. Hollande, no entanto, não disse por quanto tempo manterá as tropas francesas do território da ex-colônia. Há 2.150 soldados franceses no Mali, com mais 1.000 outros apoiando a operação em outros lugares.

Nesta terça, a Grã-Bretanha disse que providenciará apoio militar, mas não fará parte do combate. Os britânicos enviarão 350 militares ao Mali, sendo 200 deles soldados. Os EUA também estão envolvidos no conflito, conduzindo missões aéreas de reabastecimento militar.
Uma manobra conjunta, terrestre e aérea, foi lançada para tomar o controle do aeroporto e fechar as rodovias de acesso à cidade histórica de Timbuktu, situada a 900 km da capital Bamako. A operação ocorreu 24 horas após a recuperação total pelas tropas aliadas da cidade de Gao, principal núcleo urbano do norte do país, que estava nas mãos dos terroristas desde abril do ano passado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...