Pular para o conteúdo principal

Ameaça de atentados amedronta capital do Mali, diz embaixador brasileiro


Missionários brasileiros estão sendo incentivados pelo Itamaraty a deixar Bamako.



A capital malinesa Bamako vive um clima de medo em relação a possíveis atentados de extremistas islâmicos, segundo o embaixador brasileiro Jorge José Frantz Ramos. A cidade vem recebendo cada vez mais tropas francesas.


Segundo o diplomata, há apenas 10 brasileiros atualmente no Mali - três missionários e sete diplomatas da representação brasileira, todos em Bamako.

Os religiosos estão sendo aconselhados pelo Itamaraty a abandonar suas atividades e deixar o país devido ao conflito militar iniciado há 13 dias.

"O grupo Ansar Dine disse que iria se vingar (dos ataques franceses no norte do país) e ameaçou autoridades locais", disse o embaixador.

A Ansar Dine é uma milícia formada por extremistas islâmicos acusada pelas potências ocidentais de ser formada por ex-membros da AQIM, o ramo da rede Al-Qaeda na região do Magreb.

Junto com outras milícias islâmicas, como o Movimento de Unidade e Jihad da África Ocidental e rebeldes tuaregues, a Ansar Dine aproveitou-se de um golpe de Estado dos militares em março de 2012 para tomar a maioria das cidades no norte do Mali.

No início do mês, os grupos islâmicos iniciaram uma ofensiva em direção ao sul, controlado pelo governo malinês.

Quando a cidade de Konna - na fronteira de fato entre o norte e o sul - foi tomada por extremistas, a França iniciou uma intervenção militar no país.

Diversas cidades do norte foram bombardeadas pela aviação francesa e ao menos três foram tomadas por tropas terrestres.

Embora o conflito ocorra a grande distância da capital, o embaixador afirmou que uma quantidade crescente de tropas francesas está sendo posicionada em Bamako.

O principal objetivo delas é proteger os cerca de seis mil franceses que residem no país de eventuais atentados. "Aparentemente Bamako está tranquila, mas existe esse risco de atentados", disse Ramos.

Segundo ele, nenhuma representação diplomática retirou seu pessoal da capital. Por enquanto, a embaixada brasileira deve continuar funcionando normalmente.

Conflito

A França possui atualmente cerca de dois mil militares no Mali. Um reforço de mais 500 homens deve chegar ao Mali nos próximos dias.

Contudo, segundo analistas, a campanha militar francesa - cuja maior força são os bombardeiros aéreos - depende do apoio de tropas terrestres de países africanos.

Uma coluna do Chad (que prometeu um reforço de dois mil militares), especializada em guerra no deserto, atravessa atualmente o Níger em direção ao norte do Mali.

Além disso, uma força militar formada por tropas de países da Cedeao (Comunidade Econômica de Estados da África Ocidental) deve entrar no país em breve com mais de dois mil homens.

Grã-Bretanha e Estados Unidos participam do conflito fornecendo informações de inteligência e transporte aéreo estratégico para os franceses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...