Pular para o conteúdo principal

Blogueira Yoani Sánchez obtém passaporte e pode viajar

Nova lei permitiu benefício a opositora do regime, que festejou no Twitter

A blogueira cubana Yoani Sánchez
A blogueira cubana Yoani Sánchez                                     
A blogueira dissidente cubana Yoani Sánchez afirmou, na quarta-feira, que recebeu seu passaporte atualizado para viajar ao exterior, depois da aprovação da lei migratória em Cuba. As novas regras flexibilizam as saídas e entradas de seus cidadãos, após décadas de restrições.
Leia também: Entra em vigor a nova lei tributária de Cuba
Yoani, de 37 anos, é autora do blog Generación Y (www.desdecuba.com/generaciony) e uma das vozes mais críticas dentro da blogosfera cubana. Após ter tido negada diversas vezes a permissão para sair do país, ela suspeitava que, mais uma vez, teria esse direito rejeitado. Isso porque a nova lei não se aplica a quem tem pendências na Justiça e "quando razões de defesa e segurança nacional assim o justificarem" - o que poderia limitar a saída da maioria dos opositores do regime.
"Incrível!! Me ligaram em casa para me dizer que já estava pronto meu passaporte! Acabam de me entregar! :-)", escreveu Yoani em seu Twitter, @yoanisanchez.
Lamento - "Aqui está, agora falta poder embarcar nesse avião", acrescentou Yoani. "Estou feliz e triste: por um lado já tenho meu documento para viajar, nas vários amigos como @JAngelMoya não terão permissão :-S", escreveu. A bloqueira refere-se ao cubano Angel Moya, um dos 75 opositores condenados a 20 anos de prisão em março de 2003 e que recebeu liberdade condicional em 2011, nas não pode viajar ao exterior até que cumpra sua sentença.
A lei, publicada no dia 16 de outubro no Diário Oficial e que entrou em vigor no dia 14 de janeiro, estabelece que todos os cubanos podem viajar para fora do país se tiverem um passaporte válido, já que deixaram de ser necessários o visto de saída ou "cartão branco" e a carta-convite de alguém no exterior.
O passaporte cubano, exigido para as viagens internacionais, é válido por dois anos e prorrogável pelo mesmo período com uma vigência total de seis anos.
Exceções - A nova legislação era uma das mais esperadas na ilha. No entanto, a chamada "atualização da política migratória" limita a saída de médicos, atletas de alto rendimento, militares e cientistas, em uma tentativa de evitar o chamado "roubo de cérebros"..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...