Pular para o conteúdo principal

Síria anuncia suspensão temporária de operações militares


Cessar-fogo vale de amanhã até segunda-feira, mas tem série de condições


Franco-atirador do Exército Livre da Síria se posiciona para monitorar movimentos de soldados do governo
Franco-atirador do Exército Livre da Síria se posiciona para monitorar movimentos de soldados do governo

O Exército sírio suspenderá suas operações militares da manhã de sexta-feira até segunda-feira, segundo comunicado divulgado nesta quinta. O documento alerta, no entanto, que o regime poderá responder em caso de ataques rebeldes.





Entenda o caso


  1. • Na onda da Primavera Árabe, que teve início na Tunísia, sírios saíram às ruas em 15 de março de 2011 para protestar contra o regime de Bashar Assad.
  2. • Desde então, os rebeldes sofrem violenta repressão pelas forças de segurança, que já mataram milhares de pessoas no país.
  3. • A ONU alerta que a situação humanitária é crítica e investiga denúncias de crimes contra a humanidade por parte do regime.



O comunicado traz ainda outras ressalvas, ao dizer que o Exército também poderá responder a “grupos terroristas tentando reforçar suas posições” e a países vizinhos que estejam facilitando a passagem de combatentes por suas fronteiras.

A trégua coincide com a festa muçulmana do Sacrifício (Eid al-Adha), celebrada entre os dias 26 e 29, e foi proposta pelo mediador internacional para a Síria, Lakhdar Brahimi.

Logo depois do anúncio, o principal grupo rebelde sírio, o Exército Livre da Síria (FSA) também aceitou suspender temporariamente as operações militares a partir da manhã de sexta-feira, porém com as mesmas ressalvas do regime. "Vamos respeitar o cessar-fogo a partir de amanhã de manhã se o exército sírio fizer o mesmo", disse o General Mustafa al-Sheikh. "Mas, se eles dispararem um único tiro, vamos responder com 100. Então nós nos reservamos o direito de responder".

A maioria da oposição vê o cessar-fogo com ceticismo, já que iniciativas semelhantes falharam no passado. “Baseados em nossa longa experiência com o regime bárbaro de Assad, sabemos que o governo sírio está apenas ganhando tempo e jogando com palavras”, disse George Sabra, do Conselho Nacional Sírio.

O Departamento de Estado americano afirmou ter esperanças de que tanto o governo sírio como a oposição respeitem o compromisso de cessar-fogo.

Ontem, o enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe havia anunciado que o governo sírio concordara com um cessar-fogo temporário, mas o Ministério de Relações Exteriores sírio avisou que a decisão final seria anunciada apenas nesta quinta. O mediador disse ainda que havia entrado em contato com alguns dos “grupos combatentes”, como ele se referiu aos rebeldes, e que a maioria também aceitara a trégua.

Saiba mais: Exército fala em trégua entre sunitas e alauítas em cidade libanesa

Reuters
Lakhdar Brahimi cumprimenta ditador sírio Bashar Assad durante sua visita a Damasco
Lakhdar Brahimi cumprimenta ditador sírio Bashar Assad durante sua visita a Damasco

Depois do anúncio de ontem, um dos grupos armados opositores que operam na Síria, o islamita Frente Al Nusra, disse que a trégua não será respeitada: “Entre nós e ele só há a espada”, disse o grupo, em comunicado. O Frente Al Nusra também reivindicou a autoria de vários atentados suicidas cometidos nos últimos meses em Damasco e Alepo.

Leia também: Assad decreta anistia geral, mas exclui rebeldes

O momento é de pessimismo entre os rebeldes, que dizem que o regime de Bashar Assad segue com os bombardeios. Nesta quinta, as forças do regime sírio intensificaram os bombardeiros em locais próximos a Damasco. Segundo os rebeldes, as tropas do governo têm atuado nos alvos principais do conflito, particularmente em Alepo. A agência de notícias estatal Syrian Arab noticiou confrontos também em Homs e Deir Ezzor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p