Autoridade da área de inteligência morre em ataque em Beirute
Ao menos oito pessoas foram mortas e 78 ficaram feridas na capital do Líbano
Explosão pode ter como alvo figuras
públicas
BEIRUTE - Uma alta autoridade da área de inteligência do Líbano, Wissam al-Hassan, morreu na ataque que atingiu o centro de Beirute, no Líbano, nesta sexta-feira, 19. Ao menos oito pessoas morreram e 78 ficaram feridas.
Veja também: ACERVO: Há
30 anos, Falange participou dos massacres de Sabra e
Chatila
VISÃO GLOBAL: Vídeo mostra momentos após explosão em Beirute, no Líbano
VISÃO GLOBAL: Confira vídeo de atentado em Beirute
"Eu só posso dizer que é verdade, ele está morto", afirmou um
funcionário, que trabalhava com Al-Hassan.VISÃO GLOBAL: Vídeo mostra momentos após explosão em Beirute, no Líbano
VISÃO GLOBAL: Confira vídeo de atentado em Beirute
Veja fotos:
A participação de Al-Hassan foi crucial na recente investigação que desvendou os planos para um ataque a bomba, levando um político libanês aliado do presidente da Síria, Bashar al-Assad, à prisão.
Especula-se que, por isso, a autoridade poderia ser um alvo específico, em um período de elevadas tensões entre facções libanesas, que estão em lados opostos no conflito sírio.
A bomba explodiu no bairro Al Ashrafiya, de maioria cristã - e na rua onde fica localizado o escritório do partido Falange Cristã, que é anti-Assad.
Conflito
A guerra na vizinha Síria, que já matou mais de 30 mil pessoas, colocou a maioria de insurgentes sunitas contra o presidente Bashar al-Assad, que é da seita alauíta, ligada ao islamismo xiita.
O ministro sírio de Informação, Omran al-Zohbi, qualificou o episódio como "um ataque terrorista e covarde, injustificável onde quer que aconteça".
Destruição
Diversos carros ficaram destruídos e a frente de um prédio de vários andares foi destruída. Moradores correram em pânico procurando por parentes, enquanto outros ajudavam a carregar os feridos para as ambulâncias.
Ambulâncias foram enviadas às pressas ao local, enquanto a fumaça podia ser vista subindo da região. A explosão ocorreu durante o horário de pico, quando muitos pais estão buscando seus filhos na escola.
As equipes da Defesa Civil e de Cruz Vermelha também levaram as vítimas aos hospitais da região.
Comentários
Postar um comentário