Pular para o conteúdo principal

China expulsa navios do Japão próximos a ilhas em disputa


Governo chinês diz que atitude foi tomada para reiterar soberania sobre região


Navio chinês patrulha águas de ilhas Senkaku/Diaoyu
Navio chinês patrulha águas de ilhas Senkaku

Uma frota de vigilância chinesa expulsou nesta terça-feira várias embarcações japonesas que navegavam em águas próximas às ilhas Diaoyu/Senkaku, que são disputadas por Pequim e Tóquio, informou a agência oficial Xinhua. De acordo com a agência, a expulsão tinha como objetivo 'reiterar a soberania chinesa', já que as embarcações 'navegavam ilegalmente'.

Os navios japoneses foram interceptados por quatro navios chineses que patrulham a zona há dias, disse a agência. O número exato de barcos expulsos não foi revelado nem como a frota chinesa conseguiu retirar as embarcações japonesas da área.

O vice-ministro chinês de Relações Exteriores, Zhang Zhijun, advertiu na sexta-feira o Japão de que 'a única opção da China é tomar medidas mais fortes' se Tóquio mantiver sua atual postura no conflito pela soberania do arquipélago. "Enquanto a China continuar preocupada por sua soberania, seguirá mostrando ao Japão sua forte determinação para defender as ilhas", afirmou o vice-ministro, que não especificou como isso seria feito.

A tensão entre os dois países aumentou nas últimas semanas em função da compra pelo Japão das duas ilhas, o que provocou manifestações violentas em várias cidades chinesas e a suspensão dos atos para lembrar o 40º aniversário da retomada da diplomacia bilateral. Nesse contexto, dezenas de empresas japonesas decidiram paralisar suas atividades na China por medo de ataques.

O governo da China assegura que o Japão, administrador de fato das Diaoyu/Senkaku (arquipélago desabitado onde acredita-se que possam existir reservas de petróleo), apropriou-se ilegalmente das ilhas durante a guerra sino-japonesa de 1894-95.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...