Turquia convoca Otan e pode pedir resposta militar à Síria
Organização se reúne hoje para discutir crise na fronteira entre os 2 países
Líderes militares ocidentais se encontrarão nesta terça-feira na sede da Otan, na Bélgica, para discutir com a Turquia sobre a derrubada de um de seus aviões militares pela Síria na última sexta.Segundo a rede de notícias americana CNN, o encontro foi requisitado pela própria Turquia, com base no Artigo 4 da Otan, que determina que qualquer membro do Tratado pode pedir uma consulta caso sua segurança tenha sido ameaçada.
Resposta militar - Durante o encontro, há a possibilidade de que a Turquia reivindique uma resposta militar coletiva para a derrubada de seu avião pela artilharia antiaérea síria. Segundo o Artigo 5 do Tratado, sempre que um país-membro for atacado, os outros deverão ajudar tomando as atitudes necessárias, incluindo o uso de força. Desde a fundação da OTAN, a única vez que o Artigo 5 foi evocado foi após os ataques de 11 de setembro.
Segundo diversos diplomatas ouvidos pela CNN, porém, não há no momento nenhum interesse da Otan em um conflito militar com a Síria. Antes de tudo, o conselho do Tratado precisaria concordar com a intervenção e, mesmo assim, cada membro só contribuiria com a ação como achasse melhor.
Comentários
Postar um comentário