Pesquisa mostra empate técnico entre Obama e Romney
Atual presidente dos EUA tem 47% das intenções de voto, contra 44% do rival
De acordo com o levantamento da emissora NBC e do jornal The Wall Street Journal, Obama aparece um pouco à frente com o apoio de 47% dos eleitores entrevistados, contra 44% de Romney -- uma diferença dentro da margem de erro de 3,1%. No mês passado, a mesma sondagem apontava uma vantagem de quatro pontos para o democrata (47% a 43%).
Os números indicam uma recuperação de Mitt Romney, que no último levantamento divulgado pela imprensa americana havia ficado treze pontos percentuais atrás do atual governante. Na pesquisa realizada pela emissora Bloomberg, Obama aparecia com 53% da preferência, contra apenas 40% do republicano.
Obama x Romney: Quem são e o que defendem os candidatos à Casa Branca
Números - De acordo com a última pesquisa, que entrevistou mil eleitores entre 20 e 24 de junho, o candidato do Partido Democrata à reeleição é o favorito entre negros, mulheres, latinos, jovens e independentes. Já Romney é o favorito entre os simpatizantes do movimento Tea Party, a ala mais conservadora dos republicanos, e entre os homens e a população branca. Nos estados indecisos e considerados fundamentais para as eleições de novembro, Obama leva vantagem sobre Romney (50% a 42%).
Quanto à economia, um tema-chave nessas eleições, seis em cada dez entrevistados consideram que Obama herdou a má situação que ainda afeta o país. Mesmo assim, 53% (um ponto a mais que em maio) desaprovam sua gestão nesta área.
O desafio para Romney é, na opinião do analista Peter D. Hart, consultor do levantamento, fortalecer sua imagem entre os americanos. "É um nome conhecido, mas uma pessoa desconhecida", destacou ele. Somente 20% dos entrevistados dizem que 'sabem muito' sobre o ex-governador de Massachusetts, contra 43% que indicam o mesmo sobre Obama.
Comentários
Postar um comentário