Pular para o conteúdo principal

Fernando Lugo vai recorrer à Corte de Direitos Humanos

Senador aliado diz que objetivo é 'recobrar o poder para o qual o povo o elegeu'

 
'Paraguai Resiste' é o que diz a faixa da campanha em prol do ex-presidente Fernando Lugo 'Paraguai Resiste' é o que diz a faixa da campanha em prol do ex-presidente Fernando Lugo                                     
O ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo vai recorrer à Corte Interamericana de Direitos Humanos para tentar reverter o processo de impeachment que em um prazo de menos de 30 horas o destituiu do poder. A informação foi divulgada nesta quarta-feira por Carlos Filizzola, ex-ministro do Interior e senador aliado de Lugo. "Está definido que vamos à Corte Interamericana de Direitos Humanos. Uma equipe está elaborando esse documento."
Leia também: 'Saída de Lugo foi queda de um modelo', diz Partido Colorado
O objetivo da ação, de acordo com Filizzola, é "restaurar a ordem democrática", o que, para ele, significa devolver para Lugo o poder para o qual o povo o elegeu. "O Parlamento mesmo pode fazer isso, já que foram eles que decidiram pelo impeachment. Estamos conscientes de que é muito difícil, mas temos que lutar por uma causa justa. O processo foi indevido, ilegítimo e ilegal, sem direito à defesa ao [ex-]presidente", destaca o senador, referindo-se ao prazo de 24 horas dado à equipe de defesa de Lugo no Senado.
"Não se permitiu sequer escutar o presidente Lugo. Estamos estudando várias ações legais para entrar até a próxima semana. Pela história processual do Paraguai, o certo seria um prazo de defesa de, ao menos, cinco dias", completou o ex-assessor jurídico da Presidência, Emilio Camacho.
A Corte Interamericana de Direitos Humanos é um órgão judicial autônomo ligado à Organização dos Estados Americanos (OEA) que tem como missão contribuir para a construção e evolução do Direito Internacional dos Direitos Humanos no âmbito da América Latina. Se o organismo avaliar o caso de Lugo como inconstitucional, como querem os aliados do ex-presidente, poderá determinar a "adoção de medidas que se façam necessárias à restauração do direito então violado", como a aplicação de sanções e até multa.
Marcha - E enquanto seus aliados buscam na Justiça uma forma de resistir à decisão dos parlamentares - que, vale a pena lembrar, está totalmente de acordo com a Constituição paraguaia - Lugo deve iniciar na segunda-feira uma marcha pelo interior do país.
"O [ex-]presidente vai falar com as pessoas para explicar o que ocorreu", explica Filizzola, detalhando que deve ser montado inclusive um cronograma de viagens. "Lugo está recebendo muitos pedidos e convites de gente que está se mobilizando pelo país. São manifestações organizadas por líderes locais, que estão protestando pacificamente, pedindo a restauração do estado de direto, da ordem democrática no Paraguai."
As eleições presidenciais e legislativas estão marcadas para abril de 2013. Filizzola diz que, na ocasião, Lugo pode voltar à política concorrendo a uma vaga no Senado. No Paraguai, todo ex-presidente se torna automaticamente senador vitalício, mas Lugo não tem esse direito, porque foi deposto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p