Pular para o conteúdo principal

Fernando Lugo vai recorrer à Corte de Direitos Humanos

Senador aliado diz que objetivo é 'recobrar o poder para o qual o povo o elegeu'

 
'Paraguai Resiste' é o que diz a faixa da campanha em prol do ex-presidente Fernando Lugo 'Paraguai Resiste' é o que diz a faixa da campanha em prol do ex-presidente Fernando Lugo                                     
O ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo vai recorrer à Corte Interamericana de Direitos Humanos para tentar reverter o processo de impeachment que em um prazo de menos de 30 horas o destituiu do poder. A informação foi divulgada nesta quarta-feira por Carlos Filizzola, ex-ministro do Interior e senador aliado de Lugo. "Está definido que vamos à Corte Interamericana de Direitos Humanos. Uma equipe está elaborando esse documento."
Leia também: 'Saída de Lugo foi queda de um modelo', diz Partido Colorado
O objetivo da ação, de acordo com Filizzola, é "restaurar a ordem democrática", o que, para ele, significa devolver para Lugo o poder para o qual o povo o elegeu. "O Parlamento mesmo pode fazer isso, já que foram eles que decidiram pelo impeachment. Estamos conscientes de que é muito difícil, mas temos que lutar por uma causa justa. O processo foi indevido, ilegítimo e ilegal, sem direito à defesa ao [ex-]presidente", destaca o senador, referindo-se ao prazo de 24 horas dado à equipe de defesa de Lugo no Senado.
"Não se permitiu sequer escutar o presidente Lugo. Estamos estudando várias ações legais para entrar até a próxima semana. Pela história processual do Paraguai, o certo seria um prazo de defesa de, ao menos, cinco dias", completou o ex-assessor jurídico da Presidência, Emilio Camacho.
A Corte Interamericana de Direitos Humanos é um órgão judicial autônomo ligado à Organização dos Estados Americanos (OEA) que tem como missão contribuir para a construção e evolução do Direito Internacional dos Direitos Humanos no âmbito da América Latina. Se o organismo avaliar o caso de Lugo como inconstitucional, como querem os aliados do ex-presidente, poderá determinar a "adoção de medidas que se façam necessárias à restauração do direito então violado", como a aplicação de sanções e até multa.
Marcha - E enquanto seus aliados buscam na Justiça uma forma de resistir à decisão dos parlamentares - que, vale a pena lembrar, está totalmente de acordo com a Constituição paraguaia - Lugo deve iniciar na segunda-feira uma marcha pelo interior do país.
"O [ex-]presidente vai falar com as pessoas para explicar o que ocorreu", explica Filizzola, detalhando que deve ser montado inclusive um cronograma de viagens. "Lugo está recebendo muitos pedidos e convites de gente que está se mobilizando pelo país. São manifestações organizadas por líderes locais, que estão protestando pacificamente, pedindo a restauração do estado de direto, da ordem democrática no Paraguai."
As eleições presidenciais e legislativas estão marcadas para abril de 2013. Filizzola diz que, na ocasião, Lugo pode voltar à política concorrendo a uma vaga no Senado. No Paraguai, todo ex-presidente se torna automaticamente senador vitalício, mas Lugo não tem esse direito, porque foi deposto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...