Pular para o conteúdo principal

Franco decide comparecer à Cúpula do Mercosul

Segundo chanceler paraguaio, ainda que países vizinhos não reconheçam o governo, novo presidente deve ir a Mendoza na próxima semana

Cerimônia que oficializa Federico Franco como novo presidente paraguaio Franco, o novo presidente paraguaio, planeja ir à Cúpula dos países do Mercosul (Gustavo Segovia/AFP)
O novo presidente do Paraguai, Federico Franco, que assumiu o governo após o impeachment de Fernando Lugo, deve comparecer à Cúpula dos países do Mercosul, que será realizada em Mendoza, na Argentina, nos dias 28 e 29 de junho, segundo o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, José Félix Estigarribia. "O normal é que possamos ir. Vamos ver quais outras resoluções serão tomadas no âmbito do Mercosul. Nós acreditamos que estamos ajustados a todos os compromissos internacionais da República do Paraguai", disse Estigarribia, em coletiva no palácio do governo, em Assunção.
Leia mais:
Novo presidente paraguaio tenta aproximar-se do Brasil
Federico Franco faz juramento e assume a Presidência
Lugo é cassado e deixa a Presidência
Tema em foco: O impeachment no Paraguai

Estigarribia reiterou que Federico Franco tem todo o direito de comparecer ao evento, já que é presidente legítimo do país. Ele também disse que, na ocasião, o presidente pretende promover um encontro com a presidente Dilma Rousseff, para discutir questões bilaterais. "Temos o maior interesse em agendar uma conversa entre a presidente do Brasil e o presidente do Paraguai", afirmou.
A ida de Franco a Mendoza cria uma situação espinhosa, pois nesse mesmo encontro os presidentes da Argentina, Uruguai e Brasil irão tratar de inúmeras questões envolvendo o bloco — inclusive a própria permanência do Paraguai.
Aproximação — Apesar das críticas ao impeachment de Lugo vindas de países da América do Sul, Federico Franco revelou, em coletiva na manhã deste sábado, a intenção de se aproximar das nações vizinhas para que seu governo seja reconhecido. Sobre o Brasil especificamente, prometeu respeitar os contratos relativos à usina hidrelétrica binacional de Itaipu e manter tratamento preferencial aos brasileiros que vivem no Paraguai.
"A monumental Itaipu é a mostra mais clara de amizade entre nossos povos. Vamos cumprir todos os compromissos internacionais. Assumiremos dívidas e trataremos de estreitar ainda mais os laços de união entre os povos latino-americanos, em particular entre Brasil e Paraguai", disse.
E emendou, sobre a questão dos brasileiros que vivem na nação vizinha: "Paraguai e Brasil devem ter uma relação harmônica. Os cidadãos brasileiros radicados no país, como sempre, terão tratamento preferencial", disse. Questionado sobre a possibilidade de o Brasil aplicar sanções comerciais ao Paraguai, Franco mostrou tranquilidade. "Não há por que forçar uma situação. Os mais afetados seriam os próprios empresários brasileiros."
Posição alinhada - O governo brasileiro está realizando consultas a países da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) antes de manifestar sua posição sobre o novo governo do Paraguai, informou o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, em entrevista à TV Globo. A ideia, segundo o ministro, é ter uma posição pactuada entre os países do bloco.
Patriota não descartou a possibilidade de o Paraguai sofrer sanções por parte dos vizinhos, mas ele não quis detalhar quais. "Existem inúmeras formas de se manifestar, desde o não-convite às autoridades que tomaram poder no Paraguai para participar das cúpulas, até o esfriamento dos contatos em diferentes níveis, mas eu não queria antecipar antes de haver uma coordenação mais estreita da Unasul sobre isso", disse.
Até o momento, apenas o governo alemão reconheceu a legimidade da troca de presidentes ocorrida no Paraguai.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...