Pular para o conteúdo principal

Em velório, amigos destacam espírito empresarial de Civita


Presidente do conselho de administração do Grupo Abril e criador de 'Veja' morreu aos 76 anos



Velório foi realizado em Itapecerica da Serra - Nilton Fukuda/AE
Nilton Fukuda/AE
Velório foi realizado em Itapecerica da Serra

SÃO PAULO - Políticos, empresários, jornalistas, familiares e amigos prestaram suas últimas homenagens ao diretor editorial e presidente do Conselho de Administração do Grupo Abril, Roberto Civita, na tarde desta segunda-feira, 27, no Crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, Grande São Paulo.
Civita morreu às 21h41 de domingo por falência múltipla de órgãos, após passar três meses internado no Hospital Sírio Libanês, na capital. O corpo do empresário seria cremado às 17h10, depois de uma cerimônia fechada para a família e os amigos mais próximos.
O diretor-presidente do Estado, Francisco Mesquita, lamentou a morte de Civita e disse que o País perde um grande defensor da liberdade de imprensa. "O País perde um grande defensor da livre iniciativa, liberdade de expressão e economia de mercado", afirmou em nota.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse que homens como Civita farão falta à democracia do País. "É um período muito triste. Semana passada estava no velório do doutor Ruy (Mesquita, diretor do Grupo Estado, que morreu semana passada). São dois gigantes, pessoas que sabem da importância da imprensa livre."
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que Civita foi um homem com "coragem e democracia em seu DNA". "Fica um grande legado para os brasileiros, desse apreço à democracia e à liberdade de imprensa."
O prefeito Fernando Haddad (PT) lembrou a luta de Civita para melhorar a educação no País, por meio de publicações como a Nova Escola e livros didáticos, além da Fundação Vitor Civita. "Tive a oportunidade de travar longos debates sobre educação, um compromisso de longa data dele."
O presidente nacional do PSDB, Aécio Neves definiu o presidente do Grupo Abril como um idealista. "Ele acreditava que um dia o País encontraria o caminho do desenvolvimento, onde o Estado fosse um indutor do crescimento e não apenas responsável por distribuir renda."
O senador Eduardo Suplicy (PT) também prestou suas condolências. "O Roberto Civita era um grande homem e merece todas as homenagens. Todos sabem que a Veja tem sido uma crítica ferrenha do meu partido, mas isso é um traço da democracia."
Os empresários Abílio Diniz e Lázaro de Melo Brandão, os publicitários Washington Olivetto e Luís Salles, o ex-ministro Mailson da Nóbrega, o ex-governador José Serra (PSDB) e o ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) também passaram pelo velório durante a tarde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...