Pular para o conteúdo principal

Em velório, amigos destacam espírito empresarial de Civita


Presidente do conselho de administração do Grupo Abril e criador de 'Veja' morreu aos 76 anos



Velório foi realizado em Itapecerica da Serra - Nilton Fukuda/AE
Nilton Fukuda/AE
Velório foi realizado em Itapecerica da Serra

SÃO PAULO - Políticos, empresários, jornalistas, familiares e amigos prestaram suas últimas homenagens ao diretor editorial e presidente do Conselho de Administração do Grupo Abril, Roberto Civita, na tarde desta segunda-feira, 27, no Crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, Grande São Paulo.
Civita morreu às 21h41 de domingo por falência múltipla de órgãos, após passar três meses internado no Hospital Sírio Libanês, na capital. O corpo do empresário seria cremado às 17h10, depois de uma cerimônia fechada para a família e os amigos mais próximos.
O diretor-presidente do Estado, Francisco Mesquita, lamentou a morte de Civita e disse que o País perde um grande defensor da liberdade de imprensa. "O País perde um grande defensor da livre iniciativa, liberdade de expressão e economia de mercado", afirmou em nota.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse que homens como Civita farão falta à democracia do País. "É um período muito triste. Semana passada estava no velório do doutor Ruy (Mesquita, diretor do Grupo Estado, que morreu semana passada). São dois gigantes, pessoas que sabem da importância da imprensa livre."
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que Civita foi um homem com "coragem e democracia em seu DNA". "Fica um grande legado para os brasileiros, desse apreço à democracia e à liberdade de imprensa."
O prefeito Fernando Haddad (PT) lembrou a luta de Civita para melhorar a educação no País, por meio de publicações como a Nova Escola e livros didáticos, além da Fundação Vitor Civita. "Tive a oportunidade de travar longos debates sobre educação, um compromisso de longa data dele."
O presidente nacional do PSDB, Aécio Neves definiu o presidente do Grupo Abril como um idealista. "Ele acreditava que um dia o País encontraria o caminho do desenvolvimento, onde o Estado fosse um indutor do crescimento e não apenas responsável por distribuir renda."
O senador Eduardo Suplicy (PT) também prestou suas condolências. "O Roberto Civita era um grande homem e merece todas as homenagens. Todos sabem que a Veja tem sido uma crítica ferrenha do meu partido, mas isso é um traço da democracia."
Os empresários Abílio Diniz e Lázaro de Melo Brandão, os publicitários Washington Olivetto e Luís Salles, o ex-ministro Mailson da Nóbrega, o ex-governador José Serra (PSDB) e o ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) também passaram pelo velório durante a tarde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular