Pular para o conteúdo principal

Venezuela autoriza pouso de avião da FAB com comitiva de senadores

A viagem foi confirmada para a próxima quinta-feira e levará ao país bolivariano os senadores tucanos Aécio Neves (MG) e Aloysio Nunes (SP)

Senador Aécio Neves (PSDB-MG)
Senador Aécio Neves (PSDB-MG)
O ministro da Defesa, Jaques Wagner, comunicou nesta terça-feira ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que a Venezuela autorizou o sobrevoo e o pouso de uma comitiva de senadores em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A viagem será realizada na próxima quinta-feira e levará ao país os tucanos Aécio Neves (MG) e Aloysio Nunes (SP), além dos senadores Sérgio Petecão (PSD-AC) e Romero Jucá (PMDB-PR).
Um aparente atraso na concessão da autorização, que havia sido solicitada na última sexta-feira, levantou suspeitas de que a Venezuela negaria a permissão de pouso ao avião brasileiro. "Como eu disse mais cedo, (o pedido) não havia sido negado. Simplesmente não havia sido respondido e eu estava trabalhando para mostrar (à Venezuela) que era melhor que os senadores chegassem num avião oficial do Brasil", disse Wagner. Por meio de seu Twitter, Aécio Neves disse que a descida no país bolivariano foi aprovada após "uma ação firme do Senado Federal". "Achamos que foi uma decisão acertada tanto do governo brasileiro quanto do governo venezuelano", afirmou.
Leia também:
EUA acusam Venezuela de não se empenhar no combate ao narcotráfico
Opositor venezuelano é transferido para carceragem do serviço de inteligência
Após sentir autoritarismo na pele, ex-premiê espanhol diz que Venezuela está "se destruindo"
De acordo com os senadores tucanos, a viagem será um gesto de solidariedade aos "presos políticos" mantidos pelo governo do presidente Nicolás Maduro. Os políticos deverão se reunir com os parentes dos opositores e outras lideranças políticas contrárias ao regime chavista. O ministro da Defesa já adiantou que as autoridades venezuelanas não vão permitir visitas aos presos. Solicitações semelhantes dos ex-presidentes de Colômbia e Bolívia, Andrés Pastrana e Jorge Quiroga, e do ex-primeiro-ministro espanhol, Felipe González, já haviam sido negadas por Maduro nas últimas semanas. Caracas chegou a cobrar explicações do embaixador da Colômbia após o governo de Juan Manuel Santos enviar um de seus aviões militares para González deixar o país.
O Senado brasileiro aprovou recentemente uma resolução criticando o governo de Maduro por manter opositores presos de forma arbitrária. Já a presidente Dilma Rousseff tem silenciado sobre os abusos cometidos pelo presidente venezuelano. Na semana passada, o chefe do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse estar "insatisfeito" com a falta de ação internacional para coibir o autoritarismo do governo bolivariano.
(Com Estadão Conteúdo e agência Reuters)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...