Pular para o conteúdo principal

Cidade remota na Patagônia chilena procura famílias para colonizar 'paraíso'

As 145 famílias irão morar a uma distância de 2.700 quilômetros da capital Santiago

Parque Nacional Torres del Paine na Patagônia chilena
Parque Nacional Torres del Paine na Patagônia chilena
A pequena cidade de Timaukel, situada no coração da Patagônia chilena, procura 145 famílias dispostas a criar uma comunidade em um dos últimos cantos intocados do planeta. Elas irão se juntar às 25 pessoas que habitam o lugar que já conta com uma pequena escola, uma delegacia, um aeroporto e uma estrada de terra "em bom estado", além de uma fauna rica em guanacos e ovelhas.
"Só no último fim de semana registramos 1.600 pedidos de informação por e-mail. Não pensávamos que teria tanto interesse", disse à agência EFE o prefeito Alfonso Simunovic.
Leia também:
Passo a passo para obter o visto de residência permanente no Canadá
Embaixada americana suspende entrevistas para obtenção de visto
Simunovic estima que, em dois anos, o local estará preparado para acolher cerca de 700 habitantes que terão terrenos de 450 metros quadrados para construir suas casas. As condições para conseguir o terreno ainda não foram definidas, mas, segundo o prefeito, os interessados terão que apresentar projetos de turismo, comércio e serviços que possam garantir um futuro "sustentável para a cidade".
A nova cidade ficará a cerca de 2.700 quilômetros de Santiago, no setor de Pampa Guanaco, a cerca de 150 quilômetros de Porvenir, a capital da província da Terra do Fogo, e a 450 quilômetros de Punta Arenas cruzando o Estreito de Magalhães.
"Pampa Guanaco está situado em um ponto estratégico para ter acesso aos lagos Blanco, Deseado, Despreciado e chegar a Caleta María e ao Lago Fagnano, a partir de onde se construirá a via terrestre que se comunicará com Puerto Williams, a cidade mais ao sul do planeta", explicou a autoridade.
As 145 novas construções serão de madeira e o projeto deverá ter coerência e harmonia com o estilo da cidade.
Segundo o prefeito, os moradores da Terra do Fogo terão preferência para obter as licenças - elas somente serão oferecidas a famílias de outras regiões do Chile e estrangeiras caso não haja fueguinos, como são chamados os habitantes desta região, suficientes. Com esta iniciativa, Timaukel quer revitalizar uma região que tem uma das menores taxas de crescimento populacional de todo o país.
Repovoar - Esta é a primeira iniciativa com essas características no Chile, mas não é inédita, uma vez que outros países já buscaram modos variados para povoar regiões à beira do desaparecimento.
Uma das mais conhecidas foi a iniciativa dos moradores de Plan, um pequeno povoado espanhol situado no Pirineu Aragones. Em 1985, uma "caravana de mulheres" foi organizada para renovar o município onde viviam 40 homens solteiros, mas apenas uma mulher. O anúncio em um jornal solicitando "mulheres com idades entre 20 e 40 anos e com a intenção de se casar no Pireneu" acabou promovendo 33 casamentos que agitaram a vida da pacata aldeia rural.
(Com Agência EFE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Agência Brasil Augusto Aras reitera que seu compromisso é com a atuação na chefia do Ministério Público Federal Aras afirma desconforto com especulação sobre vaga no STF BRASIL O procurador-geral da República, Augusto Aras, em nota, manifesta seu desconforto com a veiculação reiterada de seu nome para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Conquanto seja uma honra ser membro dessa excelsa Corte, o PGR sente-se realizado em ter atingido o ápice de sua instituição, que também exerce importante posição na estrutura do Estado. Segundo Aras, ao aceitar a nomeação para a chefia da Procuradoria-Geral da República, não teve outro propósito senão o de melhor servir à Pátria, inovar e ampliar a proteção do Ministério Público Federal e oferecer combate intransigente ao crime organizado e a atos de improbidade que causam desumana e injusta miséria ao nosso povo. O PGR considerar-se-á realizado se chegar ao final do seu mandato tão somente cônscio de haver cumprido o se...