Cidade remota na Patagônia chilena procura famílias para colonizar 'paraíso'
As 145 famílias irão morar a uma distância de 2.700 quilômetros da capital Santiago
"Só no último fim de semana registramos 1.600 pedidos de informação por e-mail. Não pensávamos que teria tanto interesse", disse à agência EFE o prefeito Alfonso Simunovic.
Passo a passo para obter o visto de residência permanente no Canadá
Embaixada americana suspende entrevistas para obtenção de visto
A nova cidade ficará a cerca de 2.700 quilômetros de Santiago, no setor de Pampa Guanaco, a cerca de 150 quilômetros de Porvenir, a capital da província da Terra do Fogo, e a 450 quilômetros de Punta Arenas cruzando o Estreito de Magalhães.
"Pampa Guanaco está situado em um ponto estratégico para ter acesso aos lagos Blanco, Deseado, Despreciado e chegar a Caleta María e ao Lago Fagnano, a partir de onde se construirá a via terrestre que se comunicará com Puerto Williams, a cidade mais ao sul do planeta", explicou a autoridade.
As 145 novas construções serão de madeira e o projeto deverá ter coerência e harmonia com o estilo da cidade.
Segundo o prefeito, os moradores da Terra do Fogo terão preferência para obter as licenças - elas somente serão oferecidas a famílias de outras regiões do Chile e estrangeiras caso não haja fueguinos, como são chamados os habitantes desta região, suficientes. Com esta iniciativa, Timaukel quer revitalizar uma região que tem uma das menores taxas de crescimento populacional de todo o país.
Repovoar - Esta é a primeira iniciativa com essas características no Chile, mas não é inédita, uma vez que outros países já buscaram modos variados para povoar regiões à beira do desaparecimento.
Uma das mais conhecidas foi a iniciativa dos moradores de Plan, um pequeno povoado espanhol situado no Pirineu Aragones. Em 1985, uma "caravana de mulheres" foi organizada para renovar o município onde viviam 40 homens solteiros, mas apenas uma mulher. O anúncio em um jornal solicitando "mulheres com idades entre 20 e 40 anos e com a intenção de se casar no Pireneu" acabou promovendo 33 casamentos que agitaram a vida da pacata aldeia rural.
(Com Agência EFE)
Comentários
Postar um comentário