Blindados chineses em Hong Kong preocupam população
Deputada afirma que a presença de militares chineses é uma tentativa de intimidar as manifestações em favor da democracia no território
Prédios do centro de Hong Kong (Vincent Yu/AP)
Para a deputada pró-democracia Claudia Mo, a presença destes veículos no centro de Hong Kong é uma tentativa deliberada de assustar a população. "É uma demonstração de força do exército para assustar os cidadãos de Hong Kong que se preparam para realizar ações de desobediência civil em grande escala", declarou.
Leia também
Exército chinês vai vetar recrutas 'viciados em internet'
China aumenta controle de serviços de mensagens na internet
A manobra ocorre num contexto tenso: parte da opinião pública de Hong Kong denuncia uma ingerência crescente de Pequim nos assuntos do território autônomo. Há ainda na cidade um debate político que opõe os partidários da chamada "democracia chinesa" e os defensores do sufrágio universal. O chefe do Executivo de Hong Kong é designado por uma assembleia local, amplamente partidária do Partido Comunista Chinês. Pequim prometeu à ex-colônia britânica que poderá eleger seu chefe de governo por sufrágio universal em 2017, mas advertiu que “apenas patriotas” poderão se apresentar como candidatos, razão pela qual os militantes pró-democracia temem que qualquer candidato crítico às autoridades chinesas seja desclassificado.
Um comitê formado por parlamentares Assembleia Nacional Popular (o Parlamento chinês, formado por apenas um único partido) examina nesta semana em Pequim um relatório sobre “a questão política em Hong Kong”, segundo noticiaram os órgãos oficiais. No domingo está prevista uma manifestação em Hong Kong por ocasião da reunião do comitê. O movimento civil Occupy Central ameaça mobilizar milhares de ativistas para paralisar o bairro de negócios de Hong Kong se Pequim insistir em seu projeto.
Vídeo: Veículos militares chineses cruzam Hong Kong
Comentários
Postar um comentário