Pular para o conteúdo principal

União Europeia e Havana avançam em negociações sobre acordo comercial

Em vitória diplomática da ilha socialista ao final de encontro da Celac, bloco europeu firma com Havana documento que lança diálogo em busca de um pacto bilateral

 
 BRUXELAS - O governo cubano recebeu um sólido respaldo internacional no último dia da cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Os países da União Europeia chegaram nesta quarta-feira, 29, a um "novo acordo global" que confere à Comissão Europeia e ao serviço diplomático do bloco europeu um mandato para negociar um acordo bilateral e "consolidar as relações existentes" com a ilha socialista.
Reformas econômicas de Raúl motivaram aproximação - Efe
Efe
Reformas econômicas de Raúl motivaram aproximação
A informação é de fontes ligadas à diplomacia de Bruxelas. Segundo um diplomata que anunciou o avanço, porém, "os aspectos relativos aos direitos humanos" não serão deixados de lado em meio à contrapartida que o bloco europeu espera de Cuba para a retomar os negócios com o regime castrista. O futuro acordo entre a nação caribenha e a UE "servirá para promover o comércio e as relações econômicas".
A cooperação europeia com a ilha foi praticamente suspensa em 2003, no contexto da Primavera Negra - a última onda repressiva do governo de Fidel Castro, na qual 75 dissidentes foram presos, processados e condenados a longas penas por crimes políticos em julgamentos sumários. Naquele ano, três homens que haviam sequestrado uma balsa, matado o comandante da embarcação e tentado desviá-la para a Flórida, foram fuzilados pelo regime.
Diante do que considerou afronta aos direitos humanos, a União Europeia, que mantinha relações diplomáticas com a ilha desde 1988, aplicou sanções político-econômicas contra Cuba, mas manteve ajudas ao desenvolvimento do país.
Em junho de 2008, o diálogo entre a UE e o governo cubano foi retomado - e a cooperação bilateral normalizou-se em outubro daquele ano. Desde então, Havana firmou acordos com 15 países do bloco - que mantém até hoje, porém, a "posição comum", de 1996, que condiciona suas relações com a ilha à tomada, por parte de Cuba, de passos na direção da democratização do país e a adoção dos padrões de respeito aos direitos humanos considerados universais pelos países da UE.
Consenso. Fontes do bloco europeu afirmaram que o acordo foi possível após Polônia e República Checa - países mais hostis do bloco ao socialismo cubano - levantarem suas objeções sobre o mandato. Também reticente, a Alemanha "pediu que fossem enfatizados os aspectos de direitos humanos". "Já não há nenhum país (da UE) que bloqueie o acordo."
A decisão - que não deverá deixa de levar em conta a "posição comum" - foi tomada por um grupo de trabalho que reuniu técnicos de todos os 28 países-membros, abrindo caminho para seus chanceleres adotarem a agenda de reaproximação com a ilha.
A previsão é que a decisão seja ratificada no dia 10, durante uma reunião entre os ministros em que nem sequer deverá haver debate sobre o tema, apenas o sinal verde para a retomada das negociações com Cuba. Em outro passo formal que deve ser tomado antes da aprovação oficial do conselho de chanceleres da UE, os embaixadores europeus deverão adotar o novo mandato de relações a partir da quarta-feira.
Uma vez que os ministros de Relações Exteriores oficializem o mandato, a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, poderá abrir as negociações diretas com as autoridades cubanas. / AFP e EFE


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...