Pular para o conteúdo principal

Angela Merkel critica NSA em primeiro discurso de seu novo mandato

Às vésperas da visita do secretário de estado John Kerry a Berlim, a chanceler disse que a rede de espionagem dos Estados Unidos 'espalha desconfiança'

 
A chanceler alemã Angela Merkel realizou o primeiro discurso de seu terceiro mandato na Câmara Baixa do Parlamento. Ela chegou ao local apoiada em muletas. (Tobias Schwarz/Reuters)
A chanceler alemã Angela Merkel usou o primeiro discurso de seu terceiro mandato para criticar a rede de espionagem administrada pela Agência de Segurança Nacional (NSA, em inglês) dos Estados Unidos e defender o uso irrestrito da internet aos cidadãos de todo o mundo. O pronunciamento de Merkel ocorre apenas dois antes da visita do secretário americano John Kerry a Berlim. “Um programa em que os fins justificam todos os meios, e em que tudo que é tecnicamente possível é usado, viola a confiança e espalha desconfiança. No fim, isso produz cada vez menos segurança”, declarou a chanceler, que, em decorrência do acidente de esqui que sofreu no início deste mês, usou muletas para se locomover até o palanque da Câmara Baixa do Parlamento.
Leia também:
NSA espiona usuários de Angry Birds e outros aplicativos
Empresas de tecnologia vencem processo judicial contra a NSA

Os documentos revelados pelo ex-analista de inteligência Edward Snowden apontaram no ano passado que Merkel teve o seu celular espionado pela agência americana. O episódio provocou fortes críticas da comunidade internacional aos métodos usados pelo governo dos Estados Unidos para desmantelar redes de terrorismo, o que viria a resultar em uma série de reuniões na Casa Branca entre representantes da área de inteligência americana e da Alemanha com o objetivo de chegar a um denominador comum sobre a direção por onde a espionagem entre aliados devem seguir.
No discurso desta quarta-feira, Merkel chamou a internet de Neuland, ou território virgem, para enfatizar a necessidade de os usuários terem os seus direitos à privacidade garantidos. “Nós queremos ter certeza de que a internet mantém sua promessa. É isso que queremos proteger”, disse. A chanceler também destacou que o seu governo ainda está longe de acordar um “pacto de não espionagem” com os Estados Unidos, mas tratou de negar qualquer atrito com o governo americano. “A Alemanha não poderia imaginar um aliado melhor do que os EUA."
Saiba mais: Eu espiono, tu espionas, nós espionamos...
Em um pacote de mudanças no programa de espionagem anunciado há duas semanas, o presidente americano Barack Obama afirmou que a NSA deixaria de espionar as comunicações de chefes de estado aliados. “Os líderes de nossos amigos próximos e aliados merecem saber que se eu quiser saber o que eles pensam sobre um assunto, eu vou pegar o telefone e ligar para eles, em vez de lançar mão da vigilância”, afirmou, na ocasião. O democrata também prometeu dar mais garantias que cidadãos estrangeiros terão o seu direito à privacidade respeitado, além de aumentar as limitações para a NSA coletar, armazenar e espionar os metadados referentes às comunicações de cidadãos americanos.
Austeridade – No restante de seu pronunciamento, Merkel defendeu mais uma vez a necessidade de os governos europeus conterem os gastos públicos para superar a crise econômica que se espalhou pelo continente. Para a chanceler, os membros da União Europeia (UE) devem “continuar a fazer suas lições de casa” e prosseguir com as reformas voltadas para uma política de austeridade. Outro ponto defendido por Merkel foi o endurecimento na regulação das finanças de bancos. “Se os bancos se expõem a riscos, eles devem arcar com suas perdas, e não os contribuintes”, ponderou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...